A investigação histórica nas aulas de História da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.43100Palabras clave:
Ensino de História, Diferentes fontes e linguagens, História Local.Resumen
Este texto apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo geral analisar o potencial das diferentes fontes e linguagens da cultura contemporânea (filmes, canções, quadrinhos, obras de ficção, poesias, Internet, documentos, história oral, dentre outros) no processo de ensino e aprendizagem em história, particularmente, o papel destes na formação cidadã de jovens estudantes. De forma específica, são apresentadas algumas reflexões sobre uma das intervenções didáticas realizadas em turmas do nono ano do ensino fundamental, visando relacionar aspectos da história local com a história nacional. Para o desenvolvimento dessas atividades, optamos por utilizar jornais locais de diferentes épocas como fonte. Concluiu-se que experiências como essa possibilita a constituição do saber histórico dos estudantes.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, 2008.
KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
SAMUEL, Raphael. História Local e História Oral. Revista Brasileira de História. v. 9, n. 19, set. 1989/fev. 1990. p. 219-242.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; SOUSA, José Josberto Montenegro. A pesquisa no ensino de história: O potencial das diferentes fontes e linguagens. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2014, Jataí, GO. Anais.... Jataí, GO: CIH, 2014. p. 1 - 19. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.