A cidade como fonte histórica

proposições para o ensino da temática indígena e afro-brasileira numa perspectiva relacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.62908

Palavras-chave:

Perspectiva Relacional., Lei 11.645/2008, Temática indígena., Temática africana, Ensino de História

Resumo

Este artigo pretende apresentar resultados de pesquisa acadêmica em nível de mestrado profissional com vistas a divulgar procedimentos práticos, contudo, teoricamente situados para implementação da Lei nº 11.645 de 2008, cujo foco é a valorização das identidades, especificamente, indígenas e afrodescendentes. A metodologia adotada foi uma leitura da cidade como fonte histórica em contatos com outras realidades, isto é, locais, nacional e global. Nuna perspectiva do encontro entre as culturas, o ensino da temática indígena e afro-brasileira foi abordado considerando-se outras referências culturais, a fim de superar visões compartimentalizadas a respeito de diálogos interculturais no passado e no presente. Autores do campo dos estudos culturais, sobretudo da interculturalidade, do currículo e do Ensino de História embasaram a pesquisa. Portanto, a abordagem é relacional porque considera as diferentes culturas em diversas temporalidades e espaços.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa Pires, FME-NITERÓI (RJ); PPGE/UFRJ

Doutoranda em Educação (PPGE/UFRJ), professora da rede pública municipal de Niterói (RJ).

E-mail: piresmfb@gmail.com 

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

BARBOSA PIRES, M. de F. A cidade como fonte histórica: proposições para o ensino da temática indígena e afro-brasileira numa perspectiva relacional. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1074–1103, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.62908. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/62908. Acesso em: 23 dez. 2024.