A cidade como fonte histórica
proposições para o ensino da temática indígena e afro-brasileira numa perspectiva relacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.62908Palavras-chave:
Perspectiva Relacional., Lei 11.645/2008, Temática indígena., Temática africana, Ensino de HistóriaResumo
Este artigo pretende apresentar resultados de pesquisa acadêmica em nível de mestrado profissional com vistas a divulgar procedimentos práticos, contudo, teoricamente situados para implementação da Lei nº 11.645 de 2008, cujo foco é a valorização das identidades, especificamente, indígenas e afrodescendentes. A metodologia adotada foi uma leitura da cidade como fonte histórica em contatos com outras realidades, isto é, locais, nacional e global. Nuna perspectiva do encontro entre as culturas, o ensino da temática indígena e afro-brasileira foi abordado considerando-se outras referências culturais, a fim de superar visões compartimentalizadas a respeito de diálogos interculturais no passado e no presente. Autores do campo dos estudos culturais, sobretudo da interculturalidade, do currículo e do Ensino de História embasaram a pesquisa. Portanto, a abordagem é relacional porque considera as diferentes culturas em diversas temporalidades e espaços.
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