OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO INFLUENCIADOS PELO CONSUMO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS E SEUS REBATIMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • André Luis Bertelli Duarte ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.237-244

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

O consumo exacerbado dos produtos audiovisuais produzidos para ou exibidos na televisão (séries, telenovelas, filmes, programas de variedades etc.) tem sido cada vez mais frequentemente na vida de crianças e jovens estudantes do ensino fundamental e médio. Seguindo o caminho trilhado por Maria Rita Kehl, pensamos que o consumo das linguagens televisas cria processos de subjetivação que constituem visões de mundo e influenciam significativamente nos modos pelos quais estes estudantes se inserem nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta apresentação, iremos problematizar como estes processos de subjetivação contemporâneos se materializam em desafios a serem enfrentados pelos professores e professoras de História da educação básica, sobretudo, nas conflituosas relações que se estabelecem entre uma perspectiva crítica de ensino de História e o consumo espetacular de temas e abordagens do passado oferecido pela televisão.

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Referências

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

DUARTE, A. L. B. OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO INFLUENCIADOS PELO CONSUMO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS E SEUS REBATIMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 237–244, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.237-244. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41968. Acesso em: 22 jul. 2024.

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