OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO INFLUENCIADOS PELO CONSUMO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS E SEUS REBATIMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.237-244Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumo
O consumo exacerbado dos produtos audiovisuais produzidos para ou exibidos na televisão (séries, telenovelas, filmes, programas de variedades etc.) tem sido cada vez mais frequentemente na vida de crianças e jovens estudantes do ensino fundamental e médio. Seguindo o caminho trilhado por Maria Rita Kehl, pensamos que o consumo das linguagens televisas cria processos de subjetivação que constituem visões de mundo e influenciam significativamente nos modos pelos quais estes estudantes se inserem nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta apresentação, iremos problematizar como estes processos de subjetivação contemporâneos se materializam em desafios a serem enfrentados pelos professores e professoras de História da educação básica, sobretudo, nas conflituosas relações que se estabelecem entre uma perspectiva crítica de ensino de História e o consumo espetacular de temas e abordagens do passado oferecido pela televisão.
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