OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO INFLUENCIADOS PELO CONSUMO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS E SEUS REBATIMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • André Luis Bertelli Duarte ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.237-244

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

O consumo exacerbado dos produtos audiovisuais produzidos para ou exibidos na televisão (séries, telenovelas, filmes, programas de variedades etc.) tem sido cada vez mais frequentemente na vida de crianças e jovens estudantes do ensino fundamental e médio. Seguindo o caminho trilhado por Maria Rita Kehl, pensamos que o consumo das linguagens televisas cria processos de subjetivação que constituem visões de mundo e influenciam significativamente nos modos pelos quais estes estudantes se inserem nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta apresentação, iremos problematizar como estes processos de subjetivação contemporâneos se materializam em desafios a serem enfrentados pelos professores e professoras de História da educação básica, sobretudo, nas conflituosas relações que se estabelecem entre uma perspectiva crítica de ensino de História e o consumo espetacular de temas e abordagens do passado oferecido pela televisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUCCI, Eugênio. A história na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

KEHL, Maria Rita. O espetáculo como meio de subjetivação. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

RAMOS, Alcides Freire. O Canibalismo dos Fracos: cinema e história do Brasil. Bauru: Edusc, 2002.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

SORLIN, Pierre. La Storia nei Film: interpretazione del passato. Firenze: La Nuova Italia, 1984. WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.

WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.

WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da história. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História Escrita. Editora Contexto. 2006.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

DUARTE, A. L. B. OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO INFLUENCIADOS PELO CONSUMO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS E SEUS REBATIMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 237–244, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.237-244. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41968. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.