A investigação histórica nas aulas de História da Educação Básica

Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Astrogildo Silva Júnior UFU
  • Franciele Amaral Rodrigues dos Santos Amaral Santos Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.43100

Palavras-chave:

Ensino de História, Diferentes fontes e linguagens, História Local.

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo geral analisar o potencial das diferentes fontes e linguagens da cultura contemporânea (filmes, canções, quadrinhos, obras de ficção, poesias, Internet, documentos, história oral, dentre outros) no processo de ensino e aprendizagem em história, particularmente, o papel destes na formação cidadã de jovens estudantes. De forma específica, são apresentadas algumas reflexões sobre uma das intervenções didáticas realizadas em turmas do nono ano do ensino fundamental, visando relacionar aspectos da história local com a história nacional. Para o desenvolvimento dessas atividades, optamos por utilizar jornais locais de diferentes épocas como fonte. Concluiu-se que experiências como essa possibilita a constituição do saber histórico dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Astrogildo Silva Júnior, UFU

Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal _ FACIP, UFU. Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED, na Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Atua no PPGED/UFU

Franciele Amaral Rodrigues dos Santos Amaral Santos, Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU)

Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras do Pontal (FACIP/UFU). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, 2008.

KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

SAMUEL, Raphael. História Local e História Oral. Revista Brasileira de História. v. 9, n. 19, set. 1989/fev. 1990. p. 219-242.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; SOUSA, José Josberto Montenegro. A pesquisa no ensino de história: O potencial das diferentes fontes e linguagens. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2014, Jataí, GO. Anais.... Jataí, GO: CIH, 2014. p. 1 - 19. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. F. da S. J. A.; SANTOS, F. A. R. dos S. A. A investigação histórica nas aulas de História da Educação Básica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 238–250, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.2.43100. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/43100. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)