A PESQUISA E A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Astrogildo Silva Júnior FACIP/UFU
  • José Josberto Montenegro Sousa FACIP/UFU

Palavras-chave:

Pesquisa, ensino de história, didática da história

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre o lugar da pesquisa e da didática da história na formação de professores do curso de história da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU. O estudo foi fundamentado na análise do Projeto Pedagógico do referido curso, bem como em uma atividade desenvolvida pelos graduandos que consistiu na apresentação de textos produzidos ao longo da experiência com o estágio curricular supervisionado. Concluiu-se que a área do ensino desenvolve uma didática da história, que pode contribuir nas reflexões dos futuros dos professores sobre o ensinar e aprender história. Possibilita agregar argumentos, ou formas de pensar o ensino e a aprendizagem, ultrapassando a marca do conteudismo. Evidenciou que a prática da pesquisa na formação dos professores propicia a relação teoria e prática. Os estudantes percebem que a prática não se constitui apenas com a aplicação direta de dados da teoria, ou seja, a relação teoria-prática não é causal nem determinista, mas se constituem como processos complexos que se influenciam mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Astrogildo Silva Júnior, FACIP/UFU

Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal _ FACIP, UFU. Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED, na Universidade Federal de Uberlândia, UFU

José Josberto Montenegro Sousa, FACIP/UFU

Doutor em História pela PUC/SP, Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal _ FACIP, UFU.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. F. da S. J. A.; SOUSA, J. J. M. A PESQUISA E A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/27320. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)