A PESQUISA E A DIDÃTICA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Pesquisa, ensino de história, didática da históriaResumo
O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre o lugar da pesquisa e da didática da história na formação de professores do curso de história da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU. O estudo foi fundamentado na análise do Projeto Pedagógico do referido curso, bem como em uma atividade desenvolvida pelos graduandos que consistiu na apresentação de textos produzidos ao longo da experiência com o estágio curricular supervisionado. Concluiu-se que a área do ensino desenvolve uma didática da história, que pode contribuir nas reflexões dos futuros dos professores sobre o ensinar e aprender história. Possibilita agregar argumentos, ou formas de pensar o ensino e a aprendizagem, ultrapassando a marca do conteudismo. Evidenciou que a prática da pesquisa na formação dos professores propicia a relação teoria e prática. Os estudantes percebem que a prática não se constitui apenas com a aplicação direta de dados da teoria, ou seja, a relação teoria-prática não é causal nem determinista, mas se constituem como processos complexos que se influenciam mutuamente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.