Benedicta Stahl Sodré e sua proposta de alfabetização rápida:

em foco a Cartilha Sodré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.72977

Palavras-chave:

Benedicta Stahl Sodré, Cartilha Sodré, Século XX, História da Alfabetização

Resumo

 

Este artigo objetiva apresentar os decursos históricos alusivos aos períodos de criação, circulação e adoção do livro Cartilha Sodré (1939/1940), escrito por Benedicta Stahl Sodré. A problemática fundamenta-se no prestígio e reconhecimento que caracterizou e ainda qualifica essa cartilha, destinada ao ensino da leitura e da escrita inicial de crianças brasileiras nas primeiras décadas do século XX. A autora, nascida no interior do estado de São Paulo, normalista, professora e filha de imigrantes alemães, produziu outros materiais didáticos concomitantemente à cartilha, como livros de leitura, no entanto, a cartilha foi selecionada como foco desta escrita científica, considerando sua popularidade e renome. Como precaução metodológica, utilizou-se indícios registrados na própria cartilha e na imprensa periódica. O prestígio da Cartilha Sodré, a posição ocupada em investigações acadêmicas no campo da alfabetização e o protagonismo na imprensa periódica é uma inquietação pertinente para a historiografia educacional. Do mesmo modo, compreende-se impressos pedagógicos e seus usos escolares como fontes substanciais para os estudos na história da alfabetização e na história da educação. Conclui-se que a cartilha atendia as necessidades sociais, políticas e econômicas de uma época. Ademais, entende-se a produção intelectual supracitada como denunciante da vida de uma mulher alfabetizadora.

 

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

COSTA DIAS, A. R. Benedicta Stahl Sodré e sua proposta de alfabetização rápida: : em foco a Cartilha Sodré. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.72977. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72977. Acesso em: 5 nov. 2024.