Arteterapia e os elementos da natureza

Construções tridimensionais de bonecos da família

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.59000

Keywords:

arteterapia, atendimento educacional especializado, natureza.

Abstract

This experience report presents the sequence of proposals made in art therapy in Special Needs Education SNE, with two special students, one girl with chromosomal deletion syndrome and cognitive delay / intellectual disability, and the other girl with low vision / extropy and intellectual disability. The aforementioned proposal had the family as a theme, during two months of art therapy assistance the students were able to build characters that represented their respective families, the material chosen for the construction of this project were dry tree branches. During the process of building the characters, the students were able to awaken the imaginary, the playful and the affectivity.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARANHA, M.S.F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, ano XI, n. 21, março, p.160-173, 2002.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de Nov. de 2011. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, DF, Nov. 2011. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/DEC%207.611-2011?. Acesso em: 03 jan. 2019.

BERNARDO, Patrícia Pinna. A prática da arteterapia: correlações entre temas e recursos volume I: temas centrais em arteterapia. São Paulo: Ed. Do Autor, 2008.

EGAN, K. Por que a imaginação é importante na educação? In: FRITZEN, Celdon; CABRAL, G. S. (Org.). Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967

_______________ Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

FREIXO, Ana Rita Grácio. A importância da comunicação aumentativa/ alternativa em alunos com paralisia cerebral no 1° ciclo do ensino básico. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2011 Disponível em: <http://comum.rcaap.pt/bitstream/123456789/4575/1/TESEMESTRADO.pdf> Acesso em 20 jun. 2019.

GODÓI, Ana Maria de. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla. [4. ed.] – Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD... [et. al.]. – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em:
< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciamultipla.pdf> Acesso em: 04 jul. 2019.

GOLEMAN, D. O cérebro e a inteligência emocional: Novas perspectivas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

GOMES, Adriana L. Limaverde. Deficiência mental. 2ed. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

LIMA, Elvira de Souza. A imaginação e a escola. Nova Escola nº 166. Editora Abril. Outubro, 2003.

MONTE, Francisca Roseneide Furtado do.; SANTOS, Idê Borges dos. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2005.

PAÍN, Sara. Fundamentos da arteterapia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PULGATTI, Larissa Manuella Santos. A importância da socialização no processo de ensino aprendizagem. Santa Maria: UFSM, 2012. Disponível em: <http://www.partes.com.br/2012/11/01/a-importancia-da-socializacao-no-processo-de-ensino-aprendizagem/> Acesso em 05 mai. 2019

ROSSATO, Ricardo. Século XXI saberes em construção. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006

ROTH, Berenice Weissheimer.(org.) Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/experienciaseducacionaisinclusivas.pd> Acesso em 28 out. 2019

SANTOS, Elias Souza dos Santos et.al. Educação Inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009 Disponível em: <http://www.ufjf.br/acessibilidade/files/2009/07/Educacao-Inclusiva.pdf> Acesso em 25 out. 2019.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 2ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

URRUTIGARAY, Maria Cristina. Arteterapia: a transformação pessoal pelas imagens. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2003.

______________, Maria Cristina. Arteterapia: A transformação pessoal pelas imagens. 5. Ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças. A abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus, 1980.

WALLON, Henry. Afetividade e aprendizagem – Contribuições de Henry Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

WINNICOTT, D. W. O brincar & a realidade. Trad. J. O. A. Abreu e V. Nobre. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1975.

Published

2021-03-31

How to Cite

CELESTINA ZANETTE, R.; DE ALMEIDA COLLI, M. R.; CÂNDIDO DE OLIVEIRA SANTOS, R. A. Arteterapia e os elementos da natureza: Construções tridimensionais de bonecos da família. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 104–121, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.1.59000. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59000. Acesso em: 25 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)