Possibilidades e desafios do ensino remoto em Ciências da Natureza em um colégio de aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60012

Palavras-chave:

Atividades remotas, Ensino-aprendizagem, Ferramentas didáticas, Pandemia

Resumo

Em março de 2020, com a declaração da COVID-19 como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, as aulas foram suspensas. Nesse contexto, a educação brasileira, principalmente a rede pública, precisou buscar possíveis alternativas para manter um atendimento escolar de qualidade para todo o público estudantil. Sendo assim, apresentamos um relato de experiências sobre as ações e reflexões acerca de atividades de ensino remoto no contexto das Ciências da Natureza em um colégio de aplicação da rede federal no município de Uberlândia – MG. As propostas de atividades remotas buscaram manter o vínculo estudante-docente, seguindo os princípios da alfabetização científica. As docentes, durante o período de atividades remotas fizeram o uso de técnicas e ferramentas focadas na alfabetização científica, com o uso de roteiros de estudos e tecnologias digitais, que envolviam ativamente as estudantes, de forma interativa, baseado na comunicação dialógica docente/discente e discente/discente, e na autonomia estudantil.

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Biografia do Autor

Talita Martins Faria Marques, CAp-ESEBA/UFU

Mestra em Educação. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0002-6550-9313. E-mail: talita.martins@ufu.br

Vanessa Fonseca Gonçalves, CAp-ESEBA/UFU

Mestra em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0002-5181-4165?lang=pt. E-mail: vanesssa.goncalves@ufu.br

David Collares Achê, CAP-ESEBA/UFU

Mestre em Genética e Bioquímica. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0002-1077-3424. E-mail: david.ache@ufu.br

Bárbara Matos da Cunha Guimarães

Mestra em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). https://orcid.org/0000-0001-7450-6109. E-mail: bmatoscg@gmail.com

Larissa Nahas Domingues de Oliveira

Doutora em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0003-3596-8743. E-mail: lnahas@ufu.br

Eliana Souza Bernaldino

Especialista em Educação Ambiental. Universidade Federal de Goiás (UFG). https://orcid.org/0000-0001-7589-9477. E-mail: elianabern@hotmail.com 

Ariane de Souza Siqueira, CAp-ESEBA/UFU

Mestra em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0001-8759-3985. E-mail: ariane.siqueira@ufu.br

Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes, CAp-ESEBA/UFU

Doutora em Genética e Bioquímica. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp-ESEBA/UFU. E-mail: deboranunes@ufu.br 

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

MARTINS FARIA MARQUES, T.; FONSECA GONÇALVES, V. .; COLLARES ACHÊ, D. .; MATOS DA CUNHA GUIMARÃES, B. .; NAHAS DOMINGUES DE OLIVEIRA, L. .; SOUZA BERNALDINO, E. .; DE SOUZA SIQUEIRA, A. .; CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA NUNES, D. . Possibilidades e desafios do ensino remoto em Ciências da Natureza em um colégio de aplicação. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 829–848, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60012. Acesso em: 22 jul. 2024.