Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: depoimentos de professores
Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência intelectual, Saúde.Resumo
Objetivo: Observar e analisar as formas de atuação de professores do 1º ao 5º ano do ensino regular, o que de fato acontece em sala de aula com o aluno deficiente intelectual - as possibilidades e dificuldades, as adequações, e a influência que a saúde tem no processo de inclusão. Métodos: Analisar a forma de atuação dos profissionais da educação como a falta de apoio terapêutico às crianças que estão no processo de inclusão no ensino regular. Identificar os benefícios que os atendimentos da área da saúde em conjunto com a educação, podem trazer para o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual na inclusão. A educação da criança com deficiência intelectual com dados das relações históricas da educação especial no Brasil, suas características, transformações conceituais até a proposta da inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. O posicionamento da avaliação educacional em concordância com a CIF, em contraposição ao posicionamento médico em concordância com a CID. Resultados: Ficou claro nesta pesquisa a falta de preparo por parte da educação em fazer sozinha a inclusão do aluno deficiente intelectual no ensino regular. Servindo de alerta para que os processos inclusivos sejam realizados de forma multidisciplinar, em um atendimento terapêutico e inclusivo, realizado em conjunto pela a educação e saúde. Conclusão: O processo de inclusão precisa ser organizado de forma a se considerar os centros de apoio terapêutico. Não podendo ser realizada a inclusão sem os subsídios da saúde em determinados casos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.