Árvore querida
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.56188Palavras-chave:
Árvore, Pesquisa didática, Processo de criação em arteResumo
“Árvore Querida” é um projeto que teve início em 2017 e nesse ano se desdobra através da parceria com o Polo UFU Rede Arte na Escola – Uberlândia/MG. O projeto acontece na Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa com os 3ºs e 4ºs Anos do Ensino Fundamental e busca desenvolver estratégias que favoreçam a reflexão didática acerca das diferentes expressões artísticas, desconstruindo estereótipos e formas padronizadas de perceber o entorno, de modo a ampliar e sensibilizar o olhar discente. O objeto de estudo é a Árvore, com a qual costuramos possibilidades de pesquisa, reflexões, questionamentos e observação focando nas árvores do entorno da escola, bem como as árvores das casas e da memória. Desde modo, por meio das aprendizagens práticas e teóricas, percebe-se que o desenvolvimento desse projeto expande a percepção do sujeito, sejam dos discentes ou mesmo da mediadora, que alarga seus conhecimentos sobre o processo de pesquisa didática e de criação em arte. Para tanto, foram selecionados artistas e obras sobre a temática, como os Artistas Viajantes do século XVI, a ilustradora botânica Margaret Mee, Frans Krajcberg, Yoko Ono, Marilá Dardot e Cinthia Marcelle e outros artistas contemporâneos.
Downloads
Referências
BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008. [234-251]
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.