A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INFANTIL: NTERFACES DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.84-96Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Infantil, Inclusão EscolarResumo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser garantido para os alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, de acordo com a perspectiva da Educação Inclusiva. Dessa forma, o presente artigo objetiva descrever a atuação do AEE na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), abrangendo tanto a compreensão da sua articulação legal e pedagógica como de sua atuação na Educação Infantil. Considerando-se que a Educação Infantil é a base para a efetivação da inclusão escolar, entende-se que é nessa fase que deve haver uma estimulação necessária ao desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos. É preciso refletir que o tema ‘inclusão no âmbito escolar’ não se refere apenas à presença dos alunos com deficiência, mas de diferentes alunos; e que conciliar os pressupostos inclusivos às práticas existentes hoje na educação tem se mostrado um desafio para todos os segmentos. Nesse sentido, o artigo reflete sobre como o AEE pode contribuir para o processo da inclusão dos alunos considerados público-alvo da Educação Especial a partir da articulação pedagógica com o trabalho realizado em sala de aula.
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