A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INFANTIL: NTERFACES DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Rochele Karine Marques Garibaldi Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0001-7523-8011
  • Lavine Rocha Cardoso Ferreira Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
  • Priscila Moreira Corrêa Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.84-96

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Infantil, Inclusão Escolar

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser garantido para os alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, de acordo com a perspectiva da Educação Inclusiva. Dessa forma, o presente artigo objetiva descrever a atuação do AEE na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), abrangendo tanto a compreensão da sua articulação legal e pedagógica como de sua atuação na Educação Infantil. Considerando-se que a Educação Infantil é a base para a efetivação da inclusão escolar, entende-se que é nessa fase que deve haver uma estimulação necessária ao desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos. É preciso refletir que o tema ‘inclusão no âmbito escolar’ não se refere apenas à presença dos alunos com deficiência, mas de diferentes alunos; e que conciliar os pressupostos inclusivos às práticas existentes hoje na educação tem se mostrado um desafio para todos os segmentos. Nesse sentido, o artigo reflete sobre como o AEE pode contribuir para o processo da inclusão dos alunos considerados público-alvo da Educação Especial a partir da articulação pedagógica com o trabalho realizado em sala de aula.

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Biografia do Autor

Rochele Karine Marques Garibaldi, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, com graduação em Pedagogia. Atualmente, trabalha como Docente na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Atuou no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), junto ao setor municipal de Educação Especial de Uberlândia. Sua experiência na área educacional está ligada principalmente à Educação Infantil e Educação Especial, enfatizando os seguintes temas: concepção de criança e infância, formação de professores, educação inclusiva, educação especial, AEE.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

GARIBALDI, R. K. M.; FERREIRA, L. R. C.; CORRÊA, P. M. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INFANTIL: NTERFACES DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 84–96, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.84-96. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31613. Acesso em: 5 nov. 2024.