O Teatro e suas técnicas: uma prática inclusiva na Arteterapia com alunos da Educação Especial

Autores

  • Leandro Jesus Malaquias Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.52864

Palavras-chave:

Teatro, Arteterapia, Educação Especial

Resumo

Este texto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as técnicas teatrais desenvolvidas com crianças especiais no âmbito educacional. Trazer o teatro para a escola e direcionando-o para educação especial significa criar mecanismo de organização pedagógica para o seu desenvolvimento, dotando a instituição escolar de espaços e tempos curriculares para educadores e educandos buscarem seus saberes estéticos. Esse trabalho justifica-se porque o teatro é um instrumento eficaz na utilização da arte como terapia, pois através dela é possível os alunos exercitarem suas expressões e suas emoções utilizando o corpo como um dos instrumentos de trabalho. O teatro dentro da Arteterapia deve ser entendido como uma prática pedagógica que conduza os alunos perante as suas especificidades a encontrar um caminho para a criatividade. Ela proporciona o aprendizado pela manifestação da imaginação criativa na realidade, pois reúne a sensibilização e a conscientização por meio de jogos, brincadeiras, movimentos corporais, posturas e atitudes. No âmbito da educação especial, o teatro é visto como insuficientemente desenvolvido nas escolas durante as aulas de Arteterapia, pois, aos profissionais da área, em sua maioria com formação em Artes Visuais falta o entendimento de que ela também pode ser uma ferramenta útil no processo de ensino-aprendizagem do aluno.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

MALAQUIAS, L. J. O Teatro e suas técnicas: uma prática inclusiva na Arteterapia com alunos da Educação Especial. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 94–103, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.1.52864. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/52864. Acesso em: 5 nov. 2024.