O Teatro e suas técnicas: uma prática inclusiva na Arteterapia com alunos da Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.52864Palavras-chave:
Teatro, Arteterapia, Educação EspecialResumo
Este texto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as técnicas teatrais desenvolvidas com crianças especiais no âmbito educacional. Trazer o teatro para a escola e direcionando-o para educação especial significa criar mecanismo de organização pedagógica para o seu desenvolvimento, dotando a instituição escolar de espaços e tempos curriculares para educadores e educandos buscarem seus saberes estéticos. Esse trabalho justifica-se porque o teatro é um instrumento eficaz na utilização da arte como terapia, pois através dela é possível os alunos exercitarem suas expressões e suas emoções utilizando o corpo como um dos instrumentos de trabalho. O teatro dentro da Arteterapia deve ser entendido como uma prática pedagógica que conduza os alunos perante as suas especificidades a encontrar um caminho para a criatividade. Ela proporciona o aprendizado pela manifestação da imaginação criativa na realidade, pois reúne a sensibilização e a conscientização por meio de jogos, brincadeiras, movimentos corporais, posturas e atitudes. No âmbito da educação especial, o teatro é visto como insuficientemente desenvolvido nas escolas durante as aulas de Arteterapia, pois, aos profissionais da área, em sua maioria com formação em Artes Visuais falta o entendimento de que ela também pode ser uma ferramenta útil no processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Downloads
Referências
ARCURI, Irene Gaeta. Arteterapia e o Corpo Secreto: Técnicas Expressivas Coligadas ao Trabalho Corporal. São Paulo: Vetor, 2006.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 3. ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
CORDEIRO, Mariana Prioli. Deficiência e Teatro: arte e conscientização. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2006.
DUFLO, Colas. O Jogo: de Pascal a Schiller. Porto Alegre: ARTMED editora, 1999.
JUNG, C. G. Memórias, sonhos e reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1920.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 2009.
NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Cortez, 2008.
PEDROSA, M. R.; TAVARES, H. M. Expressão corporal e educação: elos de conhecimento. In: Revista da Católica, Uberlândia, 2009. Disponível em: http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica/artigosv1n2/16PEDAGOGIA-5.pdf. Acesso em: 26 mai. 2018.
REVERBEL, Olga. Jogos teatais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 1989.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula. Tradução Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.