ENSINO DE ARTE E RURALIDADES

REFLEXÕES E APONTAMENTOS INTERCULTURAIS

Autores

  • Sérgio Naghettini ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.146-155

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Esse trabalho de pesquisa constitui um estudo de caso desenvolvido com base no estudo profundo do objeto de pesquisa referente à prática do professor no ensino da Arte como construção reflexiva e teórica em relação à proposição do fazer artístico vinculado à arte e cultura local. Uma prática que visa abordar e reconhecer a cultura local, sensibilizando os olhares dos discentes para situações diferenciadas das culturas locais em transformação e transição que ocorrem entre a cultura rural e urbana. Foi desenvolvida como projeto de pesquisa no Curso de Mestrado Profissional em Artes com o tema "Ensino da Arte e Ruralidade: reflexões e apontamentos interculturais". Espera-se que contribua para enriquecer as discussões para novas concepções práticas de ensino da Arte, numa proposta pedagógica de integração da arte, cultura e ruralidade. A pesquisa foi desenvolvida com base no estudo do objeto de pesquisa referente à prática do professor no ensino da Arte e tem como objetivo apreender e ressignificar reflexivamente o planejamento e o ensino de arte para discentes da zona rural mediante o propósito de subsidiar um ensino e aprendizagem cujo eixo central assenta-se na interculturalidade. Essa proposta de prática educativa para a escola rural procura relacionar o processo de educação com seu público alvo, discentes do 6º ao 9º anos, integrando as relações interculturais dos discentes nas aulas de Arte. Este estudo da prática docente em Arte constituiu um estudo de caso fundado na pesquisa etnográfica de orientação qualitativo-fenomenológica. Os procedimentos de coleta e análise de dados seguem a perspectiva da observação, do registro e da reflexão por meio de narrativas. Como forma de apresentar resultados, optei pela triangulação de procedimentos uma abordagem qualitativa, uma metodologia etnográfica e método fenomenológico, resultante da observação típica de quem participam de sua prática. O processo investigativo da própria prática de ensino, na perspectiva etnográfica, envolve relação dinâmica de reflexão sobre si e com outro no processo de apreender a sua cultura, seus significados na concepção e desenvolvimento de práticas de ensino de Arte. A diversidade cultural e as interações culturais dentro do âmbito da sala de aula são complexas e diversas, possibilitando que o professor de Arte acolha em seus processos "toda a bagagem cultural e subjetividade" que os discentes trazem em suas expressões artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Buenos Aires: Editorial Losada, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

NAGHETTINI, S. ENSINO DE ARTE E RURALIDADES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS INTERCULTURAIS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 146–155, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.146-155. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41944. Acesso em: 15 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.