Teorizações e Vontades
purificação
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58365Palavras-chave:
ciência, arte, cultura, currículo, híbridoResumo
A purificação da ciência e a assepsia do currículo, de conteúdos e de metodologias tradicionais não nos permite perceber um olhar diferente e mais amplo para os aspectos de aprendizagem e ensino dos processos da cientificidade e nem da construção do conhecimento científico. Como localizar a ciência na rede complexa de construção do conhecimento e qual a relação e aproximação que se pode fazer desses conhecimentos com os estudos da arte? É possível olhar a ciência através dos óculos das Artes Híbridas? É possível (re)construir o conhecimento posto, curricularmente, de outra maneira? É possível pensar este currículo como um campo de disputas, no qual os caminhos da ciência têm sido purificados em busca de uma assepsia idealizada? Esses e outros questionamentos compuseram nossa pesquisa com alunos do curso de licenciatura em química, no qual percebemos, por parte desses universitários, a invisibilidade e a desarticulação da ciência em alguns cenários sociais (híbridos), através de uma oficina e de grupo focal.
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