Performance “Ônibus Lotado”: experiências do corpo-espaço em aulas de dança na Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77550

Palavras-chave:

Dança, Educação, Ensino fomal

Resumo

O presente artigo discute a inserção da dança na escola, considerada uma das linguagens que compõem a disciplina de Arte no currículo da Educação Básica. Tem como objetivo analisar a dança enquanto campo de conhecimento no contexto escolar e seus atravessamentos no processo formativo de estudantes. A experiência relatada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, tendo como fio condutor as discussões sobre corpo e espaço, fundamentadas nos estudos de Rudolf Laban e colaboradores, e nas proposições de Isabel Marques (2010; 2012), que defendem a articulação entre arte, ensino e sociedade. Uma das questões norteadoras foi: como trabalhar as noções de corpo-espaço em dança integradas à formação cidadã? A metodologia baseia-se no relato de experiência, estruturado nos eixos da descrição informativa, referenciada, dialogada e crítica. O processo resultou na criação da coreografia “Ônibus Lotado: um passo para trás” e possibilitou a conclusão de que o ensino poético-estético, entrelaçado aos desafios das interações sociais cotidianas, pode viabilizar práticas pedagógicas em dança comprometidas com uma educação sensível, crítica e transformadora.

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Biografia do Autor

  • Monise Serpa, UFRGS

    É formada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, licenciada em Psicologia pela UFS, licenciada em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, mestre em Psicologia pela UFRGS e Doutora em Educação pela UFRGS.  Coordenou projetos artísticos de instalação-performance voltados para o tema da violência contra as mulheres na Universidade Franciscana-UFN. Atualmente tem se voltado para os estudos do artivismo feminista e para os processos de criação e as suas contribuições para os processos de ensino-aprendizagem em contextos educativos.

  • Flávia Pilla do Valle, UFRGS

    Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e no Curso de Graduação em Dança. Bolsista Capes/PRINT/UFRGS para realização de Estágio de Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido). Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Dança pela NYU e Especialista em Análise do Movimento Corporal pelo LIMS/NY.

  • Priscila da Silva Correa, Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha

    Possui Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente no Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha - Porto Alegre/RS. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Performance “Ônibus Lotado”: experiências do corpo-espaço em aulas de dança na Residência Pedagógica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.77550. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/77550. Acesso em: 10 jul. 2025.

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