Performance “Ônibus Lotado”: experiências do corpo-espaço em aulas de dança na Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77550Palavras-chave:
Dança, Educação, Ensino fomalResumo
O presente artigo discute a inserção da dança na escola, considerada uma das linguagens que compõem a disciplina de Arte no currículo da Educação Básica. Tem como objetivo analisar a dança enquanto campo de conhecimento no contexto escolar e seus atravessamentos no processo formativo de estudantes. A experiência relatada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, tendo como fio condutor as discussões sobre corpo e espaço, fundamentadas nos estudos de Rudolf Laban e colaboradores, e nas proposições de Isabel Marques (2010; 2012), que defendem a articulação entre arte, ensino e sociedade. Uma das questões norteadoras foi: como trabalhar as noções de corpo-espaço em dança integradas à formação cidadã? A metodologia baseia-se no relato de experiência, estruturado nos eixos da descrição informativa, referenciada, dialogada e crítica. O processo resultou na criação da coreografia “Ônibus Lotado: um passo para trás” e possibilitou a conclusão de que o ensino poético-estético, entrelaçado aos desafios das interações sociais cotidianas, pode viabilizar práticas pedagógicas em dança comprometidas com uma educação sensível, crítica e transformadora.
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