Avaliação e formação de professores de línguas

uma discussão sobre o currículo e as percepções dos formandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.62193

Palavras-chave:

Letramento em avaliação de Línguas, Formação de Professores de Línguas, Licenciatura em língua inglesa

Resumo

Partindo da premissa de que a avaliação é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem de línguas, este artigo apresenta um microestudo que investigou as percepções de alunos-graduandos do curso de licenciatura em Letras-Inglês de uma universidade pública da região Centro-Oeste sobre sua própria formação para avaliar. Para analisar as informações fornecidas pelos participantes, apoiamo-nos nos conceitos basilares de professor reflexivo (SCHON, 1983; 1992; CONTRERAS, 2002) e de letramento em avaliação (de línguas) (STIGGINS, 1991; SCARAMUCCI, 2016; QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018). A metodologia utilizada incluiu entrevistas semiestruturadas e análise documental (PRODANOV; FREITAS, 2003) do currículo do curso de formação de professores em Letras-Inglês da universidade. As análises das entrevistas indicam que os licenciandos entendem a importância dos conhecimentos pedagógicos para sua formação e, sobretudo, sentem falta de disciplinas que abordem a avaliação de línguas. Concluímos que é necessário que o letramento em avaliação de línguas seja uma das pautas centrais para discussão nos cursos de formação de professores, para que os formandos compreendam o processo avaliativo de maneira integral, desde a formulação dos objetivos e a elaboração de instrumentos até a interpretação dos dados e a tomada de decisões a partir deles, e, assim, exerçam seus papéis de professores-avaliadores reflexivos.

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Biografia do Autor

Mariana Damacena, Universidade de Brasília

 

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília

Gladys Quevedo-Camargo, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

DAMACENA, M.; QUEVEDO-CAMARGO, G. Avaliação e formação de professores de línguas: uma discussão sobre o currículo e as percepções dos formandos. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1054–1073, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.62193. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/62193. Acesso em: 23 jul. 2024.

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