Validade de conteúdo das provas de um curso de compreensão oral para fins acadêmicos: relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.55520Palavras-chave:
Validade de conteúdo. Compreensão oral. Inglês para fins acadêmicos – IFA. Idiomas sem Fronteiras - IsF.Resumo
Este artigo relata a análise da validade de conteúdo (GREEN 2014) das provas aplicadas em um curso de Inglês para Fins Acadêmicos com foco na compreensão oral no Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF. O objetivo foi verificar o alinhamento entre o plano de ensino e as provas. As categorias de análise foram as micro e macroabilidades da compreensão oral conforme Brown (2004; 2007). Foram aplicados questionários aos alunos para verificar sua percepção quanto à clareza das questões e ao grau de dificuldade dos áudios. Os resultados indicaram que a primeira prova apresenta validade de conteúdo satisfatória, dois áudios considerados não muito difíceis e questões que não causaram problemas de compreensão. Na segunda, a validade de conteúdo foi parcial (60%) e o julgamento quanto à dificuldade do áudio e à clareza das questões coincidiu com o expresso para a primeira. A terceira prova foi considerada portadora de validade de conteúdo, embora tenha sido complexo fazer tal verificação porque não havia correspondência explícita entre o plano de ensino e a rubrica das questões. Quanto à clareza das questões, houve a mesma percepção das provas anteriores e o áudio foi o que mais alunos consideraram difícil, levando-nos a refletir sobre possíveis motivos para tal.
Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C. S.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Orgs.) Inglês sem Fronteiras: internacionalização da Educação Superior e formação de professores de língua estrangeira. Belo Horizonte: Editora UFMG, no prelo.
BOHLKE, D.; LOCKWOOD, R. B. Skillful Listening & Speaking 2. London: Macmillan, 2013.
BOYLE, M.; KISSLINGER, E. Skillful Listening & Speaking 3. London: Macmillan, 2013.
BRAGA, J.C.F.; SOUZA, V.V.S; DELLAGNELO, A.C.K. Catálogo de cursos do IsF: unidade nacional. In: ABREU-E-LIMA, D.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C. S.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Orgs.) Sistemas de gestão e ações do Núcleo Gestor: a experiência do Programa Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, no prelo.
BROWN, H. D. Language assessment: principles and classroom practices. 1st edition. New York: Pearson Education Ltd., 2004.
BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3rd edition. New York: Pearson Education Ltd., 2007.
CRAVEN, M.; SHERMAN, K. D. Q Skills for success: Listening and Speaking 3. Oxford: Oxford University Press, 2010.
FREIRE, R.; JONES, T. Q Skills for success: Listening and Speaking 4. 2nd Edition. Oxford: Oxford University Press, 2011.
GREEN, A. Exploring language assessment and testing. Oxon, UK: Routledge, 2014.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.
RETORTA, M. S.; MAROCHI, T. B. Avaliação em línguas estrangeiras: da teoria à prática. Curitiba: Editora CRV, 2018.
SCANLON, J. Q Skills for success: Listening and Speaking 1. Oxford: Oxford University Press, 2010.
UR, P. A course in language teaching: practice and theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.