Blogs no ensino e formação de professores de inglês
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66533Palavras-chave:
Ensino de línguas. Formação de professor. Educação BásicaResumo
Este artigo discute as contribuições de um curso on-line, voltado para a produção do gênero digital blog, para a formação do professor de inglês. Fundamentamo-nos no Modelo de Operação Global da Formação de Professores de Línguas e em estudos sobre gêneros digitais e multimodalidade. Participaram do curso estudantes de Letras, Educação do Campo e professores da Educação Básica. Selecionamos uma amostra de seis blogs em que analisamos o processo de criação, priorizando as condições de produção e as ações de design. Os resultados demonstraram que os participantes foram capazes de desenvolver um blog para o ensino de inglês no contexto da Educação Básica, além de se tornarem mais críticos a respeito do processo de criação desse gênero digital. Isso aponta a importância de cursos de formação voltados para os gêneros digitais para o desenvolvimento do perfil e da prática pedagógica do professor, o que se mostra mais relevante em tempos pandêmicos, em razão da necessidade da adoção dos gêneros digitais no ensino remoto.
Downloads
Referências
AGUIAR, Adriana Aparecida Souza. Gêneros textuais e produção de texto em inglês. In: DIAS, R.; DELL’ISOLA, R. L. P. (org.). Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 35-61
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. (org.). Estrutura e funcionamento das competências de professores e aprendizes de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Léxico Vital da Área de Ensino de Línguas: Na Perspectiva da Ciência Aplicada da linguagem. Brasília, DF, 2022. (em fase de elaboração).
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Sobre competências de ensinar e de aprender línguas. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. (org.). Competências de aprendizes e professores de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 11-34.
COSCARELLI, Carla Viana. Ensino de língua: surtos durante a pandemia. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyana de Matos Moura (org.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 15-20.
COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa (org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.
CRUZ. Letícia Telles da. Entre o dizer e o fazer: Implicações das crenças de professores em formação sobre o ensino de LI em escolas pública. 2017. 181f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
DIAS, Reinildes. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da Educação Básica. In: DIAS, R.; DELL’ISOLA, R. L. P. (org.). Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.p. 295-315.
FONSECA, Hejaine de Oliveira. Navegar é preciso: A internet como ferramenta suplementar na leitura e escrita em inglês. Dissertação de Mestrado, UFU. Uberlândia, 2007.
KERSCH, Dorotea Frank et al. (org.) Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP. Pontes Editores, 2016. 187 p.
KINOSHITA, Luciana. Crenças e expectativas sobre ensinar/aprender a ser professor de língua estrangeira (Representações de graduandos, formadores e agentes governamentais): o caso da formação docente inicial da Unifesspa. 2018. 770p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.p. 19-36.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; Souza, Albanyra dos Santos. Uma experiência com alunos de Letras em formação inicial: Construindo blogs em sala de aula. The Especialist. Vol. 39, n. 3, p. 1-16, 2018. DOI: 10.23925/2318-7115.2018v39i3a4
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Fale – UFMG, 2001.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. O papel da educação à distância na política de ensino de línguas. In: MENDES, Eliana Amarante de Mendonça et al. (org.). Revisitações: edição comemorativa: 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo Horizonte: Fale - UFMG, 1999. p. 41-57.
PINTO, Abuêndia Padilha. Gêneros discursivos e ensino de Língua Inglesa. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 47-57.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo, SP: Parábola, 2018.
SILVA, Ludmilia Souza da. O blog e autonomia no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo em uma turma do Curso de Letras da faculdade Unime-Lauro de Freitas. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
WRIGHT, Glauco. Conhecimento: questões da sustentação de competências de professores de línguas. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. (org.). Estrutura e funcionamento das competências de professores e aprendizes de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 23-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.