Blogs no ensino e formação de professores de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66533

Palavras-chave:

Ensino de línguas. Formação de professor. Educação Básica

Resumo

Este artigo discute as contribuições de um curso on-line, voltado para a produção do gênero digital blog, para a formação do professor de inglês. Fundamentamo-nos no Modelo de Operação Global da Formação de Professores de Línguas e em estudos sobre gêneros digitais e multimodalidade. Participaram do curso estudantes de Letras, Educação do Campo e professores da Educação Básica. Selecionamos uma amostra de seis blogs em que analisamos o processo de criação, priorizando as condições de produção e as ações de design. Os resultados demonstraram que os participantes foram capazes de desenvolver um blog para o ensino de inglês no contexto da Educação Básica, além de se tornarem mais críticos a respeito do processo de criação desse gênero digital. Isso aponta a importância de cursos de formação voltados para os gêneros digitais para o desenvolvimento do perfil e da prática pedagógica do professor, o que se mostra mais relevante em tempos pandêmicos, em razão da necessidade da adoção dos gêneros digitais no ensino remoto.

Biografia do Autor

  • Hejaine Oliveira Fonseca, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM

    Professora de Língua Inglesa do Curso de Letras/UFVJM

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

Blogs no ensino e formação de professores de inglês. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–24, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.66533. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/66533. Acesso em: 25 abr. 2025.

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