O portfólio reflexivo na formação de professores-pesquisadores-reflexivos

uma experiência autobiográfica

Autores

  • Daniel Ruy Pereira Universidade Federal do ABC Autor https://orcid.org/0000-0002-3037-4973
  • Profa. Dra. Maria Ribas Rodrigues Universidade Federal do ABC Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64547

Palavras-chave:

formação de professores, portfólio reflexivo, prática reflexiva, CAQDAS

Resumo

Na formação de professores, a reflexão-na-ação ocupa papel central, bem como a teorização sobre suas experiências reflexivas vivenciadas por estes profissionais, de forma a alcançar mudanças efetivas em sua prática e consequentemente melhorias no ensino. Diante destes argumentos, o objetivo deste trabalho é analisar o potencial do portfólio reflexivo na formação inicial de professores, utilizando-se da metodologia narrativa autobiográfica para descrever a experiência do autor Daniel na construção de um portfólio reflexivo como requisito de avaliação final em um curso de formação de professores para qualificação profissional na Inglaterra. A análise narrativa temática do conteúdo do portfólio do autor foi desenvolvida por meio do software (CAQDAS) QDA Miner Lite. Os resultados evidenciaram a reflexão-na-ação presente em muitos momentos da formação e discute-se a possibilidade da utilização do portfólio reflexivo como uma potente ferramenta de avaliação de professores em início de carreira e licenciandos no Brasil.

Biografia do Autor

  • Daniel Ruy Pereira, Universidade Federal do ABC

    Professor de ciências apaixonado pelo que faz, trabalhou no Brasil (2009-2013), Irlanda (intercambista, 2014-2015) and Inglaterra (2016 até hoje). Graduado em 2008 em Ciências Biológicas (Lic.Plena), no Brasil, trabalhando desde então como professor de biologia e ciências (escola secundária), de 2009 a 2013; então mudou-se para a Irlanda, como intercambista de inglês. Desde 2016 atua na Inglaterra como professor de ciências e biologia (KS3 e KS4). Bilíngue fluente (Português-Inglês), atuou como professor de inglês no Brasil (2016). Como escritor, publicou "Sunset and Blizzard: Experiencing Lent" (poesia, Wipf and Stock, 2018); "In Awesome Wonder: Bridging Science and Faith" (não-ficção, com Luiz F. Cardoso, Sacristy Press, 2021, grant por Templeton World Charity e Scientists in Congregation); e, em português, "A história de Deus entre amigos" (cordel, Viseu, 2021).

  • Profa. Dra. Maria Ribas Rodrigues, Universidade Federal do ABC

    Possui Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Educação (Doutorado Sanduíche) - School of Education. University of Leeds, (2005) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC.

    Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Profissional dos Formadores de Professores, Formação de Professores, Didática das Ciências, Pesquisa-ação Colaborativa.

Referências

BIERHALZ, C. D. K.; MENA, L. P.; FONSECA, E. M.; STOLL, V. G. O portfólio na formação de professores: significados atribuídos a um instrumento avaliativo. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA, v. 22, n. 1, p. 9-17, 2020. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/349176379_O_portfolio_na_formacao_de_professores_significados_atribuidos_a_um_instrumento_avaliativo.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 8th Edition. Oxon: Routledge, 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315456539.

COLARES, M. L. I. S.; GONÇALVES, T. O.; COLARES, A. A., LEÃO, J. P. P. O professor-pesquisador-reflexivo: debate acerca da formação de sua prática. OLHAR DE PROFESSOR, v. 14, n. 1, p. 151-165, 2011. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/684/68422119009.pdf. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.14i1.0009.

COTTA, R. M. M.; COSTA, G.D. O aprender fazendo: representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO, 18(51):771-83, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0150.

COTTA, R. M. M.; COSTA, G. C., MENDONÇA, E. T. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA, 18(6):1847-1856, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600035.

DEPARTMENT FOR EDUCATION. Teachers’ standards: guidance for school leaders, school staff and governing bodies. Crown: United Kingdom, 2011. Recuperado de: https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/1040274/Teachers__Standards_Dec_2021.pdf

FAGUNDES, T. B. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. VER. BRAS. EDUC., Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298, junho 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216516.

GIBBS, G. Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre, Grupo A, 2011. 9788536321332. Recuperado de: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536321332/. Acesso em: 16 out. 2021.

HATTIE, J. Visible learning for teachers: maximizing impact on learning. Oxon: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203181522.

MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70. p. 138-140, 2021.

RABELO, A.O. A importância da investigação narrativa na educação. EDUC. SOC., Campinas, v. 32, n. 114, p. 171-188, jan.-mar. 2011. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/es/a/fSZvft63V58mv3ZVGx3wVzr/?format=pdf&lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000100011.

RODRIGUES, M. I. R.; CARVALHO, A. M. P. C. Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação. CIÊNC. EDUC., BAURU, v. 8, n. 1, p. 39-53, 2002. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5273981.

RODRIGUES, M. I. R. Professores-pesquisadores: reflexão e a mudança no ensino da termodinâmica. 2001. 193 F. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Modalidade Física) – Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000100004.

RODRIGUES, N. C.; PRADO, G. V. T. Narrativa autobiográfica: um jeito outro de fazer pesquisa qualitativa na educação. INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, v. 1. Atas CIAIQ2014, 2015. Recuperado de: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/article/view/371. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000100004.

SANTOS, H. T.; GARMS, G. M. Z. Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores. Congresso Nacional de Formação de Professores 2; Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores 12, 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores. São Paulo: UNESP; PROGRAD. p. 4094-4106, 2014. Recuperado de: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/141766.

SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SELLAR, M. Reflective practice for teachers. 2nd ed. Chapter 1. Newcastle: Sage, 2017.

TES. The 12 months that threatened to tear education apart and how schools found a way to hold it together. TES, n. 5445, 19 março, 2021. p.20.

TES INSTITUTE. Straight to Teaching website. Descrição do curso. Acesso em 19 julho 2021. Recuperado de: https://www.tes.com/institute/straight-to-teaching-qts.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

O portfólio reflexivo na formação de professores-pesquisadores-reflexivos: uma experiência autobiográfica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64547. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64547. Acesso em: 30 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 472

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.