Designing activity plans in the online pedagogical advising context at the Language without Borders Program: a story of collaboration
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46653Palavras-chave:
Didactic activities, Online advising, Languages without BordersResumo
Neste artigo, temos como objetivo narrar e compor sentidos de nossas experiências de professora formadora e de professoras em formação em contexto de orientação pedagógica online do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) guiadas pelas premissas da Pesquisa Narrativa. Partimos do pressuposto do agir colaborativo, o que representa interagir com os pares para a construção do conhecimento coletivo, co-construindo a prática docente por meio da reflexão e da conscientização. Relacionamos colaboração com a premissa do planejamento de atividades didáticas significativas e contextualizadas no processo de internacionalização. Primeiramente, apresentamos a metodologia da orientação on-line IsF no que se refere à produção de atividades granulares com foco em habilidades específicas, que podem ser incorporadas nos diferentes cursos do catálogo IsF inglês. Na sequência, narramos as experiências das professoras em formação durante o processo do design dessas atividades, tanto as tensões vivenciadas, como os resultados alcançados, ilustrando com o exemplo de produto inicial e final. Finalizamos problematizando as experiências de colaboração entre professora formadora e professoras em formação e apresentando os sentidos compostos, ou seja, o que aprendemos na trajetória narrada.
Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B.; BARBOSA, W. J. C.; BLUM, A. S. O programa Inglês sem Fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B. Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 19-46.
BEATTY, K.; NUNAN, D. Computer-mediated collaborative learning. System, v. 32, n. 2, p. 165-183, Jan. 2009. Available at: <https://www.researchgate.net/publication/222698636_ Computer-mediated_collaborative_learning>. Retrieved on Oct. 10, 2018.
BRAGA, J. C. F.; DELLAGNELO, A. C. K.; SOUZA, V. V. S. Orientação on-line Idiomas sem Fronteiras – Inglês: relato de experiência de 2018. Olhares e Trilhas, 2018 (no prelo).
CLANDININ, D. J.; CONNELY, F. M. Narrative Inquiry.Complementary methods for research in education. 1st edition. Washington: American Educational Research Associates, 2000.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. (Ed.). Shaping professional identity: stories of educational practice. New York; London: Teacher’s College Press, 1999.
DEWEY, J. Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi, 1938.
HUANG, S. Reading “further and beyond the text”: student perspectives of critical literacy in EFL reading and writing. JournalofAdolescent&AdultLiteracy, v. 55, n. 2, Oct. 2011. p. 145-154.
SOUZA, V. V. S. Letramento digital contextualizado: uma experiência na formação continuada de professores. 2007. 244 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
WILEY, D. A., GIBBONS, A.; RECKER, M. M. A reformulation of learning object granularity. 2000. Available at: <http://reusability.org/granularity.pdf>. Retrieved on Oct. 10, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.