Designing activity plans in the online pedagogical advising context at the Language without Borders Program: a story of collaboration

Autores

  • Valeska Virgínia Soares Souza UFU
  • Nicole Medeiros Rocha UNIFESSPA
  • Letícia Fonseca de Sousa UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46653

Palavras-chave:

Didactic activities, Online advising, Languages without Borders

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo narrar e compor sentidos de nossas experiências de professora formadora e de professoras em formação em contexto de orientação pedagógica online do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) guiadas pelas premissas da Pesquisa Narrativa. Partimos do pressuposto do agir colaborativo, o que representa interagir com os pares para a construção do conhecimento coletivo, co-construindo a prática docente por meio da reflexão e da conscientização. Relacionamos colaboração com a premissa do planejamento de atividades didáticas significativas e contextualizadas no processo de internacionalização. Primeiramente, apresentamos a metodologia da orientação on-line IsF no que se refere à produção de atividades granulares com foco em habilidades específicas, que podem ser incorporadas nos diferentes cursos do catálogo IsF inglês. Na sequência, narramos as experiências das professoras em formação durante o processo do design dessas atividades, tanto as tensões vivenciadas, como os resultados alcançados, ilustrando com o exemplo de produto inicial e final. Finalizamos problematizando as experiências de colaboração entre professora formadora e professoras em formação e apresentando os sentidos compostos, ou seja, o que aprendemos na trajetória narrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeska Virgínia Soares Souza, UFU

Valeska Soares Souza é professora de língua inglesa na Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B.; BARBOSA, W. J. C.; BLUM, A. S. O programa Inglês sem Fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B. Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 19-46.

BEATTY, K.; NUNAN, D. Computer-mediated collaborative learning. System, v. 32, n. 2, p. 165-183, Jan. 2009. Available at: <https://www.researchgate.net/publication/222698636_ Computer-mediated_collaborative_learning>. Retrieved on Oct. 10, 2018.

BRAGA, J. C. F.; DELLAGNELO, A. C. K.; SOUZA, V. V. S. Orientação on-line Idiomas sem Fronteiras – Inglês: relato de experiência de 2018. Olhares e Trilhas, 2018 (no prelo).

CLANDININ, D. J.; CONNELY, F. M. Narrative Inquiry.Complementary methods for research in education. 1st edition. Washington: American Educational Research Associates, 2000.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. (Ed.). Shaping professional identity: stories of educational practice. New York; London: Teacher’s College Press, 1999.

DEWEY, J. Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi, 1938.

HUANG, S. Reading “further and beyond the text”: student perspectives of critical literacy in EFL reading and writing. JournalofAdolescent&AdultLiteracy, v. 55, n. 2, Oct. 2011. p. 145-154.

SOUZA, V. V. S. Letramento digital contextualizado: uma experiência na formação continuada de professores. 2007. 244 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

WILEY, D. A., GIBBONS, A.; RECKER, M. M. A reformulation of learning object granularity. 2000. Available at: <http://reusability.org/granularity.pdf>. Retrieved on Oct. 10, 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

SOUZA, V. V. S.; ROCHA, N. M.; SOUSA, L. F. de. Designing activity plans in the online pedagogical advising context at the Language without Borders Program: a story of collaboration. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 284–299, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.46653. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46653. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente