Letramento digital e práticas docentes

o Ensino de Língua Portuguesa em contextos de Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59618

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino remoto, Letramento digital, Pandemia

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa no cenário de aulas remotas, em virtude da Pandemia da Covid-19, tem implicado em “arranjos” nos fazeres docentes, desde o como ensinar ao como avaliar as aprendizagens dos alunos. Esses “arranjos”, entre saberes e fazeres, deram ênfase de forma particular aos usos das Tecnologias Digitais no contexto educacional. Este trabalho trata-se de uma investigação qualitativa do tipo exploratório, que definiu por objetivo investigar as perspectivas de professores sobre as implicações do letramento digital dos alunos e o redirecionamento de suas práticas pedagógicas. Para isso, dialogamos com Fabrício (2006), Rojo e Moura (2019), Coscarelli e Ribeiro (2017), Prensky (2010), entre outros. Os resultados indicam, por um lado, que fazer uso das tecnologias emergentes não é suficiente para garantir as aprendizagens dos alunos. Por outro, as práticas de leitura, escrita e análise linguística, por meio das quais são lidos e produzidos textos multimodais, são condição sine qua non para a proposição de aulas que considerem a multimodalidade e os gêneros digitais.

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Biografia do Autor

Nádson Araújo dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na linha de pesquisa: Educação e Linguagem. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa e em Tecnologias Educacionais. Graduado em  Sistemas de Informação, Letras Português/Inglês e Pedagogia. Professor do Ensinor Superior na graduação e na pós-graduação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Leitura, da Literatura e da Escrita (Gellite).

Wilton Petrus dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com ênfase de pesquisa em Educação, Linguagem, Linguística e os estudos da Perspectiva Dialógica do Discurso. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes. Graduado em Letras Português e suas Literaturas pela UFAL. Professor e coordenador do curso de Letras da Faculdade Impacto Maceió. É membro do Grupo de Pesquisa em Didática da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE/UFAL).

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal; Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa (UFPE), Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa (UPE); Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Avaliadora ad hoc de Cursos Superiores (BASIs/INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

ARAÚJO DOS SANTOS, N.; PETRUS DOS SANTOS, W.; CAVALCANTI DOS SANTOS, A. Letramento digital e práticas docentes: o Ensino de Língua Portuguesa em contextos de Pandemia da Covid-19. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 373–392, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59618. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59618. Acesso em: 22 jul. 2024.