Letramento digital e práticas docentes
o Ensino de Língua Portuguesa em contextos de Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59618Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Ensino remoto, Letramento digital, PandemiaResumo
O ensino de Língua Portuguesa no cenário de aulas remotas, em virtude da Pandemia da Covid-19, tem implicado em “arranjos” nos fazeres docentes, desde o como ensinar ao como avaliar as aprendizagens dos alunos. Esses “arranjos”, entre saberes e fazeres, deram ênfase de forma particular aos usos das Tecnologias Digitais no contexto educacional. Este trabalho trata-se de uma investigação qualitativa do tipo exploratório, que definiu por objetivo investigar as perspectivas de professores sobre as implicações do letramento digital dos alunos e o redirecionamento de suas práticas pedagógicas. Para isso, dialogamos com Fabrício (2006), Rojo e Moura (2019), Coscarelli e Ribeiro (2017), Prensky (2010), entre outros. Os resultados indicam, por um lado, que fazer uso das tecnologias emergentes não é suficiente para garantir as aprendizagens dos alunos. Por outro, as práticas de leitura, escrita e análise linguística, por meio das quais são lidos e produzidos textos multimodais, são condição sine qua non para a proposição de aulas que considerem a multimodalidade e os gêneros digitais.
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