Oralidade em língua inglesa na escola pública

contribuição de uma proposta pedagógica baseada em vídeos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64185

Palavras-chave:

Inglês, Escola pública, Oralidade, Vídeos, Impacto social

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar o impacto de uma proposta pedagógica baseada em vídeos para o ensino e aprendizagem da oralidade em língua inglesa na escola pública. Para isso, baseamo-nos em pesquisadores como Oliveira Paiva (2001), Goli (2016), Talaván (2007) para discorrer sobre o uso de tecnologias digitais para as aulas de inglês, Kalantzis e Cope (2012), Monte-Mór (2015), dentre outros, para trabalhar a língua na percepção dos multiletramentos e como prática social. Dentre os dados analisados, o impacto mais expressivo do estudo foi a visão de língua como prática social trabalhada com os aprendizes durante a proposta pedagógica. Eles puderam não somente desenvolver a habilidade oral e demais habilidades da língua, mas desenvolver o pensamento crítico frente a questões sociais abordadas nas atividades, utilizando a língua inglesa como um meio para se expressarem. Sendo assim, mais que aprender uma língua estrangeira, os alunos desenvolveram a criticidade e a autonomia na aprendizagem.

 

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

FLAUZINA MARTINS, S. Oralidade em língua inglesa na escola pública: contribuição de uma proposta pedagógica baseada em vídeos. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64185. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64185. Acesso em: 5 nov. 2024.