Pandemia e ensino remoto

uma reflexão sobre a construção do ethos discursivo de alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60141

Palavras-chave:

Ensino remoto., Ethos., Pandemia., Estudantes. Tecnologia.

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem alterado as condições de vida nas diversas esferas sociais, e o campo educacional tem passado por várias alterações para suprir um pouco o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, objetivamos analisar alguns depoimentos de alunos do ensino médio e mostrar os diversos ethos (imagens de si) que eles constroem neste período de ensino remoto. Para a concretização de tal intento, usamos, neste trabalho, 10 depoimentos de alunos que estão cursando o ensino médio em uma escola pública do Estado do Ceará. Como base teórica, utilizamos os estudos de Aristóteles (2005), Maingueneau (2006), Amossy (2016), Heine (2007) e outros autores que reforçam as discussões de ethos. Notamos que os depoimentos relevam diversas imagens acerca do ensino remoto, mas as de dificuldade e de preocupação ganham mais destaque, evidenciando que o momento é complicado e que os estudantes necessitam de um maior apoio para superar alguns obstáculos no ensino. O trabalho impulsionou uma reflexão para entendermos que muitas imagens são construídas em virtude do ensino remoto e que a preocupação com recursos didáticos para a melhoria do processo educacional deve sempre estar em pauta.

 

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Biografia do Autor

RAIMUNDO ROMÃO BATISTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutorando em Letras, tendo como percurso de estudo as diferentes formas de manifestação da Responsabilidade Enunciativa em diferentes gêneros textuais. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) - UERN. Sendo foco da dissertação a literatura regionalista e território do semiárido brasileiro. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte).

Francisca Lucélia S. de Sá PEREIRA, UERN

Doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8161-0438  e e-mail de contato luceliasaldanha@gmail.com

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

BATISTA, R. R.; S. DE SÁ PEREIRA, F. L. Pandemia e ensino remoto: uma reflexão sobre a construção do ethos discursivo de alunos do ensino médio. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 596–608, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60141. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60141. Acesso em: 22 jul. 2024.