Pandemia e ensino remoto
uma reflexão sobre a construção do ethos discursivo de alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60141Palavras-chave:
Ensino remoto., Ethos., Pandemia., Estudantes. Tecnologia.Resumo
A pandemia da Covid-19 tem alterado as condições de vida nas diversas esferas sociais, e o campo educacional tem passado por várias alterações para suprir um pouco o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, objetivamos analisar alguns depoimentos de alunos do ensino médio e mostrar os diversos ethos (imagens de si) que eles constroem neste período de ensino remoto. Para a concretização de tal intento, usamos, neste trabalho, 10 depoimentos de alunos que estão cursando o ensino médio em uma escola pública do Estado do Ceará. Como base teórica, utilizamos os estudos de Aristóteles (2005), Maingueneau (2006), Amossy (2016), Heine (2007) e outros autores que reforçam as discussões de ethos. Notamos que os depoimentos relevam diversas imagens acerca do ensino remoto, mas as de dificuldade e de preocupação ganham mais destaque, evidenciando que o momento é complicado e que os estudantes necessitam de um maior apoio para superar alguns obstáculos no ensino. O trabalho impulsionou uma reflexão para entendermos que muitas imagens são construídas em virtude do ensino remoto e que a preocupação com recursos didáticos para a melhoria do processo educacional deve sempre estar em pauta.
Downloads
Referências
ADAM, J. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. revista e aumentada. São Paulo: Cortez, 2011.
AMOSSY, R (org.). Imagem de si no discurso: a construção do ethos. 2 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. s/d. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. 17 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
ARISTÓTELES. Rhétorique. Trad. Charles Émile Ruelle e Pacricia Vanhclmcl1yck. lncrodução de Michcl Meyer. Comencário de BenoicTimmermans. Paris: Le Livre de Poche, 1991.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Original russo 1979).
HEINE, P. V. B. O ethos e a intimidade regulada: especificidades da construção da construção do ethos no processo de revelação da intimidade no blogs pessoais. Dissertação de Mestrado. Salvador, Instituto de Letras UFBA, 2007.
MAINGUENEAU, D. Variações sobre o ethos. Trad. Marcos Marcionilo. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2020.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva; Décio Rocha. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MAINGUENEAU, D.. A propósito do ethos. In: MOTA, A.; SALGADO, L. (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2006, p. 11-29.
MAINGUENEAU, D._Le Contexte de l'omvre littéraire: énonciacion, écrivain, sociécé. Paris: Dunbod. 1993.
OLIVEIRA, M.M. Como fazer pesquisa qualitativa. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZAJAC, D. (2020). Ensino remoto na Educação Básica e COVID-2019: agravo ao Direito à Educação e outros impasses. Disponível em: http://proec.ufabc.edu.br/epufabc/ensino-remoto-na-educacao-basica. Acesso em 20 maio. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.