Formação de professores e autonomia na aprendizagem

conceitos, caminhos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64114

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Autonomia, Letramento digital

Resumo

Pretende-se com este artigo apresentar uma discussão sobre o conceito autonomia na aprendizagem escolar proposto por alguns pesquisadores. A partir da análise destes conceitos, apresentamos algumas reflexões sobre os impactos desta abordagem na aprendizagem e alguns desafios dos professores no percurso de desenvolvimento do incentivo da aprendizagem autônoma. Por fim, sugerimos algumas características do perfil de professor e de aluno quando assumem esta abordagem de trabalho. A base teórica do estudo parte principalmente dos trabalhos de Nicolaides et al (2020), Benson (2011), Paiva (2005, 2006), Freire (1997). A metodologia do trabalho é uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa em função da análise e reflexão dos referenciais teóricos. 

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Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues, UNESP - Araraquara

Doutoranda em Língua Portuguesa e Linguística pela UNESP; Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP, inscrita na sub-área Linguagens e Tecnologias; Especialista em Educação (FACED-UFU); Especialista em Linguística e Linguística Aplicada (ILEEL-UFU). Professora de Língua Portuguesa e Redação nos últimos 20 anos, atuou como professora em universidades públicas e privadas. Atualmente é professora do Ensino Médio e Fundamental em escolas públicas e privada; sendo elas: Colégio Marista de Uberlândia (desde 2010); E.M. Professor Eurico Silva (desde 2013); E.E. Frei Egídio Parisi (desde 2018). Atualmente encontra-se em licença dos vínculos trabalhistas para desenvolver o estudo de Doutorado na Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho, na cidade de Araraquara (UNESP). A pesquisa de Doutorado tem por objetivo analisar os efeitos no ensino e aprendizagem escolar mediante o contexto de pandemia vivenciado nos anos 2020 e 2021.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

RODRIGUES, C. Formação de professores e autonomia na aprendizagem: conceitos, caminhos e desafios. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64114. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64114. Acesso em: 22 dez. 2024.