Produzindo conteúdos digitais para o ensino de Ciências: análise da prática com uma oficina para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66681Palavras-chave:
Conteúdos digitais, Ensino de ciências, Oficina para professores, Wordwall, Metodologias Ativas.Resumo
Ancorados nas perspectivas que fundamentam o uso das tecnologias digitais no fomento de aprendizagens mais ativas, desenvolvemos uma proposta de oficina voltada à produção de conteúdos educacionais digitais. Sua realização surgiu no contexto de pesquisa sobre a aplicabilidade de jogos digitais nas práticas de ensino de Ciências da Natureza e foi impulsionada pelas demandas do trabalho remoto no âmbito da pandemia da Covid-19. Neste trabalho, objetivamos analisar as percepções de professores sobre as tecnologias no ensino e as contribuições da oficina de produção de conteúdos educacionais digitais por meio da plataforma Wordwall na prática de cinco professores que lecionam em turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma escola pública no estado do Espírito Santo. Os resultados sinalizam que a proposta contribuiu com treinamentos para a produção e uso de jogos educativos, estimulando reflexões acerca dos modos de incorporação de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.
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