Produzindo conteúdos digitais para o ensino de Ciências: análise da prática com uma oficina para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66681

Palavras-chave:

Conteúdos digitais, Ensino de ciências, Oficina para professores, Wordwall, Metodologias Ativas.

Resumo

Ancorados nas perspectivas que fundamentam o uso das tecnologias digitais no fomento de aprendizagens mais ativas, desenvolvemos uma proposta de oficina voltada à produção de conteúdos educacionais digitais. Sua realização surgiu no contexto de pesquisa sobre a aplicabilidade de jogos digitais nas práticas de ensino de Ciências da Natureza e foi impulsionada pelas demandas do trabalho remoto no âmbito da pandemia da Covid-19. Neste trabalho, objetivamos analisar as percepções de professores sobre as tecnologias no ensino e as contribuições da oficina de produção de conteúdos educacionais digitais por meio da plataforma Wordwall na prática de cinco professores que lecionam em turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma escola pública no estado do Espírito Santo. Os resultados sinalizam que a proposta contribuiu com treinamentos para a produção e uso de jogos educativos, estimulando reflexões acerca dos modos de incorporação de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DAYVISSON LUIS VITTORAZZI, CEFET-RJ

Doutorando em Ciência, Tenologia e Educação - CEFET/RJ. Licenciado em Ciências Biológicas; Especialista em Informática na Educação; Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação.

MOITA, F. M. G. S. C., UEPB

Doutora em Educação – UFPB. Docente e Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) - UEPB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento – TDAC – UEPB.

TESTA BRAZ DA SILVA, A. M., CEFET-RJ

Doutora em Educação – UFRJ. Docente e Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) – CEFET/RJ. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências e Representações Sociais – EDUCIRS – CEFET/RJ.

Referências

ALBUQUERQUE, I. et al. Utilização de jogos digitais como ferramenta de orientação sobre obesidade infantil. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIPAMPA, 12., 2020, on-line. Anais [...]. Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/106764. Acesso em: 11 fev. 2023.

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

EUGENIO, T. Aula em jogo: descomplicando a gamificação para educadores. São Paulo: Évora, 2020.

GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, [s. p.], 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p167.

PEREIRA FILHO, S. A.; FRANCO, B. A. R. Ensino de língua estrangeira e a tecnologia: Kahoot! Quizlet e Wordwall. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 35083-35102, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-121.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia Digital. In: FRADE, I. C. A.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014, on-line. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 11 fev. 2023.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. p. 77-91.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula? Todos pela Educação, São Paulo. 6 nov. 2017. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/O-que-pensam-os-professores-brasileiros-sobre-a-tecnologia-digital-em-sala-de-aula/?pag=2. Acesso em: 11 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

VITTORAZZI, D. L.; MOITA, F. M. G. D. S. C.; TESTA BRAZ DA SILVA, A. M. Produzindo conteúdos digitais para o ensino de Ciências: análise da prática com uma oficina para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.66681. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/66681. Acesso em: 24 maio. 2024.