O ensino e a aprendizagem em contexto de pandemia

breve reflexão acerca do ensino remoto e seus desdobramentos na prática de ensino

Autores

  • Cláudia Rodrigues E.E. Américo René Giannetti E.M. Eurico Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60028

Palavras-chave:

Letramento digital., Formação de professores, Ensino Remoto, Tecnologia

Resumo

Embora os estudos referentes ao Letramento Digital atualmente se encontrem em estágio avançado de resultados de pesquisas, assim como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm revolucionado o mundo, criando novas formas de interação entre pessoas, organizações e negócios, no campo educacional ainda se situa o debate sobre as TDICs como um instrumento de inclusão social capaz de proporcionar novas formas de aprendizagem. Isso posto, a proposta deste trabalho é contribuir com reflexões sobre o ensino e a aprendizagem escolar em contexto de pandemia, levando em conta as condições de produção do ensino remoto no ano de 2020. O texto traz alguns questionamentos ressurtidos no campo da Educação sobre o ensinar e o aprender quando as escolas se encontram fechadas e compulsoriamente professores têm como recurso o ensino remoto. Em função disso, questiona-se: as escolas estavam preparadas para a virtualidade? Como os professores têm lidado com as estratégias desafiadoras do ensino remoto? Quais serão os novos desafios que a escola irá passar considerando que a Educação nunca mais será a mesma após o período pandêmico?  

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Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues, E.E. Américo René Giannetti E.M. Eurico Silva

Professora de Língua Portuguesa e Redação nos últimos 20 anos. Mestre em Linguística Aplicada, subárea Linguagens e Tecnologias pela UNICAMP. Atuou como professora em universidades públicas e privadas. Atualmente é professora do Ensino Médio em escola privada e pública, atua também como professora de Língua Portuguesa em escola pública. Acessora e revisora de textos acadêmicos.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

RODRIGUES, C. O ensino e a aprendizagem em contexto de pandemia: breve reflexão acerca do ensino remoto e seus desdobramentos na prática de ensino. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 849–871, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60028. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60028. Acesso em: 22 jul. 2024.