O ensino e a aprendizagem em contexto de pandemia
breve reflexão acerca do ensino remoto e seus desdobramentos na prática de ensino
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60028Palavras-chave:
Letramento digital., Formação de professores, Ensino Remoto, TecnologiaResumo
Embora os estudos referentes ao Letramento Digital atualmente se encontrem em estágio avançado de resultados de pesquisas, assim como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm revolucionado o mundo, criando novas formas de interação entre pessoas, organizações e negócios, no campo educacional ainda se situa o debate sobre as TDICs como um instrumento de inclusão social capaz de proporcionar novas formas de aprendizagem. Isso posto, a proposta deste trabalho é contribuir com reflexões sobre o ensino e a aprendizagem escolar em contexto de pandemia, levando em conta as condições de produção do ensino remoto no ano de 2020. O texto traz alguns questionamentos ressurtidos no campo da Educação sobre o ensinar e o aprender quando as escolas se encontram fechadas e compulsoriamente professores têm como recurso o ensino remoto. Em função disso, questiona-se: as escolas estavam preparadas para a virtualidade? Como os professores têm lidado com as estratégias desafiadoras do ensino remoto? Quais serão os novos desafios que a escola irá passar considerando que a Educação nunca mais será a mesma após o período pandêmico?
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