Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação na Caatinga
Construindo Saberes em um Espaço para Educação Não Formal
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58443Palavras-chave:
Conservação, Educação, Ensino, Interpretação Ambiental, SemiáridoResumo
Este trabalho teve por objetivo promover ações educativas e de sensibilização para conservação da caatinga através de trilhas interpretativas, estimulando o olhar investigativo, o protagonismo e a interdisciplinaridade. Foi desenvolvido com 39 alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador João Paes, cidade de Serrita-PE, a partir da utilização de trilhas interpretativas em uma Unidade de Conservação de uso sustentável, Floresta Nacional de Negreiros, Serrita/PE (FLONA). Nessa vivência os participantes registraram os aspectos bióticos e abióticos da caatinga que foram socializados na escola através de uma exposição. A atividade na trilha proporcionou um olhar investigativo e interdisciplinar, promovendo discussões durante sua execução, sendo perceptível a empolgação dos educandos na realização das atividades no decorrer da vivência. O protagonismo no planejamento, o compartilhamento de ideias entre os grupos, a organização do material coletado (registro fotográfico e diálogos) antes e durante a exposição, a trilha na escola foi marcante, evidenciando o aprendizado teórico, procedimental e atitudinal.
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