Os ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM SOBRE AS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DO AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR PARA SUA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.24-37Palavras-chave:
Jovens, Hábitos de Estudo, Ensino Médio.Resumo
O presente estudo objetivou conhecer os alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Uberlândia/MG, e compreender como se preparam para o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas. Utilizou-se da abordagem quali-quantitativa. O Ensino Médio de Uberlândia, MG se mostrou constituído por alunos, em sua maioria, do sexo feminino, de cor branca, e na faixa etária ideal de idade. A maioria avaliou como satisfatórias as condições do ambiente familiar e escolar para o desenvolvimento de seus estudos, porém a maioria se mostrou pouco motivados e dispostos no desenvolvimento de hábitos de estudos.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. 662p.
BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. G. (ed.). Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood Press, p. 241-258. 1986.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014. 39 p.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. EDUCASENSU 2010. Brasília: 2011.
CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família–escola. Revista Brasileira de Educação. nº 25, 2004.
PUENTES, R. V. Didática II. Coleção Pedagogia a Distância UFU/UAB. Uberlândia – MG: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Aberta do Brasil, 2010. 99p.
RIOS NETO, E. L. G.; CÉSAR, C. C.; RIANI, J. L. R. Estratificação educacional e progressão escolar por série no Brasil. CEDEPLAR/UFMG, Mimeo, 2002.
ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil.Petrópolis, RJ: Vozes.1994.
UNICEF. 10 desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos / [coordenação Mário Volpi, Maria de Salete Silva e Júlia Ribeiro]. – 1. ed. – Brasília, DF, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.