Os ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM SOBRE AS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DO AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR PARA SUA APRENDIZAGEM

Autores

  • Wender FALEIRO Silva Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores
  • Roberto Valdes PUENTES Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.24-37

Palavras-chave:

Jovens, Hábitos de Estudo, Ensino Médio.

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer os alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Uberlândia/MG, e compreender como se preparam para o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas. Utilizou-se da abordagem quali-quantitativa. O Ensino Médio de Uberlândia, MG se mostrou constituído por alunos, em sua maioria, do sexo feminino, de cor branca, e na faixa etária ideal de idade. A maioria avaliou como satisfatórias as condições do ambiente familiar e escolar para o desenvolvimento de seus estudos, porém a maioria se mostrou pouco motivados e dispostos no desenvolvimento de hábitos de estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wender FALEIRO Silva, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, com dissertação na área de Ecologia Vegetal. Doutorado em Educação na área de Práticas e saberes pela UFU (Enfase no Ensino Médio público). Tem experiência de quatro anos na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando nos cursos de Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG e Coordenador de TCC do curso de Pedagogia; Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Professor - Pesquisador no Programa de Formação Continuada de Professores CEPAE/UFU. e-mail: wender.faleiro@gmail.com / wender.faleiro@ufg.br

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. 662p.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. G. (ed.). Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood Press, p. 241-258. 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014. 39 p.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. EDUCASENSU 2010. Brasília: 2011.

CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família–escola. Revista Brasileira de Educação. nº 25, 2004.

PUENTES, R. V. Didática II. Coleção Pedagogia a Distância UFU/UAB. Uberlândia – MG: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Aberta do Brasil, 2010. 99p.

RIOS NETO, E. L. G.; CÉSAR, C. C.; RIANI, J. L. R. Estratificação educacional e progressão escolar por série no Brasil. CEDEPLAR/UFMG, Mimeo, 2002.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil.Petrópolis, RJ: Vozes.1994.

UNICEF. 10 desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos / [coordenação Mário Volpi, Maria de Salete Silva e Júlia Ribeiro]. – 1. ed. – Brasília, DF, 2014.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

SILVA, W. F.; PUENTES, R. V. Os ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM SOBRE AS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DO AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR PARA SUA APRENDIZAGEM. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 24–37, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.24-37. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/32878. Acesso em: 5 nov. 2024.