Pesquisa Fenomenológica:

o pensar filosófico enquanto possibilidade de construção de conhecimento

Autores/as

  • Vickele Sobreira Universidade Federal de Uberlândia - CAp Eseba Autor/a https://orcid.org/0000-0002-6778-006X
  • Rafael Gomes de Jesus Martins Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Uberlândia Autor/a
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro Autor/a https://orcid.org/0000-0002-3705-9319

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.75890

Palabras clave:

Corpo, Corporeidade, Fenomenologia

Resumen

Buscando por novas possibilidades para uma educação escolar que coloque a criança no centro de suas preocupações, encontramos na Fenomenologia a perspectiva para construir conhecimento a partir do pensar filosófico. Desenvolvemos este estudo objetivando descrever como docentes, que atuam nos 3° e 4° anos do Ensino Fundamental,  apresentaram-se ao participar de uma pesquisa fenomenológica. Os/As participantes responderam a duas perguntas: 1) como a criança aprende? e 2) que é corpo-criança na aprendizagem?. Os registros das participações foram feitos em um diário de campo e os resultados foram organizados por meio da Técnica de Elaboração e Interpretação de Unidades de Significados (U.S.). U.S. referentes à primeira pergunta: pausas reflexivas; questão difícil; respondeu com segurança; respondeu com agilidade; suspiros e/ou sorrisos; gerar contribuições; utilizou rascunho. Referentes à segunda pergunta, encontramos as mesmas U.S., com variação para o aumento das risadas e/ou suspiros e para a U.S.: primeiro contato com o termo. Entendemos que a pesquisa Fenomenológica provoca pensamentos e reflexões pouco comuns em seus participantes e a possibilidade de construir conhecimento capaz de aproximar o ser de si mesmo, dos outros e do mundo, podendo ser um caminho propício a uma Educação, via corporeidade, que perceba o Ser de maneira complexa.

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Biografía del autor/a

  • Vickele Sobreira, Universidade Federal de Uberlândia - CAp Eseba

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024). Mestra em Educação Física, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2015). Especialista em Educação Física e Deficiência, pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI/UFU (2008). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI/UFU (2007). Membro do NUCORPO, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento. Membro do PHAINOMENON, rede de estudos e pesquisas nacional em Fenomenologia, Corpo e Educação. Membro do grupo de Pesquisa Potencial, que se dedica aos estudos sobre formação e atuação profissional de professores e sobre as Inteligências Múltiplas. Professora da área de Educação Física da Escola de Educação Básica, Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Uberlândia - CAp ESEBA/UFU.

  • Rafael Gomes de Jesus Martins, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI/UFU (2023). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

  • Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. Foi docente na Universidade Federal do Pará - UFPA, no cursos de graduação em Educação Física e mestrado e doutorado em Educação. Se aposentou na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde atuou como professor do curso de graduação e mestrado em Educação Fisica e mestrado e doutorado em Educação. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 87 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor voluntário do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Referencias

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Publicado

2025-11-12

Cómo citar

SOBREIRA, Vickele; MARTINS, Rafael Gomes de Jesus; MOREIRA, Wagner Wey. Pesquisa Fenomenológica:: o pensar filosófico enquanto possibilidade de construção de conhecimento. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.75890. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/75890. Acesso em: 5 dec. 2025.

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