Educação ambiental e os efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino básico
limits and possibilities in basic education
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60134Palavras-chave:
Educação Básica, Educação Ambiental, Tecnologias, Escola, PandemiaResumo
A Educação Ambiental (EA) como um tema que necessita ser abordado de forma transversal no currículo da educação básica, nesse período pandêmico, lida com diversos desafios, sendo muitas das vezes sobreposta por outras prioridades e conteúdos. O objetivo deste estudo foi investigar os obstáculos que se encontram em torno da EA escolar no contexto da pandemia de Covid-19, bem como as perspectivas frente a essa nova realidade no ensino. Foi possível verificar que o processo ainda é lento e que as escolas estão enfrentando dificuldades para conseguir inserir a EA nesse contexto pandêmico, refletindo-se na escassez de estratégias e de situações que estão sendo implementadas no contexto escolar. Além disso, percebeu-se o quanto as tecnologias digitais, enquanto auxiliadoras e potencializadoras do ensino, proporcionam um elo entre a escola, os alunos e o meio ambiente, de modo a favorecer que os alunos tenham autonomia para observar, criticar e refletir acerca de seu contexto socioambiental. Nesse sentido, a EA não pode ser preterida por outros conhecimentos em virtude da realidade da pandemia, mas reinventada e ressignificada no contexto escolar por meio de metodologias inovadoras, recursos acessíveis e de uma consciência generalizada sobre o cenário atual.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (Coleção Educação Ambiental).
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 04 mar. 2021.
BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em 06 mar. 2021. https://doi.org/10.11606/d.7.2013.tde-10092013-151829
BRUNO, Beatricce. Em parceria com universidade, alunos da Joaquim Murtinho manifestam arte por meio da fotografia. Portal do Governo de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 20 de setembro de 2020. Disponível em http://www.ms.gov.br/repaginado-por-causa-da-pandemia-projeto-de-fotografia-e-meio-ambiente-atrai-alunos-de-escola-estadual/. Acesso em 02 de março 2021. https://doi.org/10.46420/9786581460006cap7
CAFARDO, Renata. Educação a distância para alunos de escolas públicas deve ser feita por meio de celulares. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 de março de 2020. Disponível em https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-para-alunos-de-escolas-publicas-deve-ser-feita-por-meio-de-celulares,70003239711. Acesso em 02 mar. 2021. https://doi.org/10.11606/d.48.2006.tde-22062007-091817
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
COCCO, Ricardo; CAIMI, Flávia Eloisa. Interfaces entre educação e comunicação: pontos de intersecção. Perspectiva, Revista do Centro de Ciências da Educação. Florianópolis. v. 39, n. 1 – p. 01 – 23, jan./mar. 2021.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015. Disponível em http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424. Acesso em 08 mar. 2021.
FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues; BRAGA, Dilma Bustamante; RODRIGUES, Alessandra. EaD Virtual: Entre a teoria e a prática. Itajubá, MG: Ed. Premier, UNIFEI, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas SP: Papirus, 2004.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, nº. 118, p. 189-205. 2003. https://doi.org/10.1590/s0100-15742003000100008
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente&Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 37–54, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897. Acesso em: 27 fev. 2021.
MANZANO, Maria Anastácia; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A temática ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004. https://doi.org/10.11606/d.81.2006.tde-29092015-145747
POLLI, Anderson; SIGNORINI, Tiago. A inserção da educação ambiental na prática pedagógica. Ambiente & Educação, Anápolis-GO, v. 17(2), p. 93-101. 2012.
OLIVEIRA, Cristiano de Souza; GHISLENI, Taís Steffanello. Educomunicação: contribuição ao ensino e aprendizagem. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 277-295, 2020. Disponível em https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3651. Acesso em 07 mar. 2021. https://doi.org/10.37780/dsch.v21i2.3651
SABÓIA, G. Sem internet, estudantes de favelas não conseguem se preparar para o Enem. UOL, 28/04/2020. Disponível em https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/04/28/sem-internetestudantes-de-favelas-sofrem-com-preparacao-online-para-enem.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 21 mar. 2021. https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6192
SALLES, João Carlos. Com aulas remotas, pandemia escancara desigualdade no acesso
à educação de qualidade. Brasil de Fato, São Paulo (SP), 04 de jun. 2020. Entrevista
concedida a Caroline Oliveira Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2020/06/04/com-aulas-remotas-pandemia-escancara-desigualdade-no-acesso-a-educacao-de-qualidade. Acesso em 26 fev. 2021.
SANTOS, Elizabeth da Conceição. Geografia, educação ambiental e complexidade frente aos desafios do mundo contemporâneo. Revista Geonorte, Edição Especial, v. 4, n. 4, p. 155-174, 2012.
SATO, Michèle. Educação ambiental: Pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Lives marcam Semana do Meio Ambiente com temas voltados à Educação Ambiental. Governo do Estado da Bahia, Salvador, 03 de junho de 2020. Disponível em http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/lives-marcam-semana-do-meio-ambiente-com-temas-voltados-educacao-ambiental. Acesso em 12 mar. 2021 https://doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.53546
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
TRAVASSOS, Edson G. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2004.
VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. 1-4, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-311x00068820
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.