Educação ambiental e os efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino básico

limits and possibilities in basic education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60134

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Ambiental, Tecnologias, Escola, Pandemia

Resumo

A Educação Ambiental (EA) como um tema que necessita ser abordado de forma transversal no currículo da educação básica, nesse período pandêmico, lida com diversos desafios, sendo muitas das vezes sobreposta por outras prioridades e conteúdos. O objetivo deste estudo foi investigar os obstáculos que se encontram em torno da EA escolar no contexto da pandemia de Covid-19, bem como as perspectivas frente a essa nova realidade no ensino. Foi possível verificar que o processo ainda é lento e que as escolas estão enfrentando dificuldades para conseguir inserir a EA nesse contexto pandêmico, refletindo-se na escassez de estratégias e de situações que estão sendo implementadas no contexto escolar. Além disso, percebeu-se o quanto as tecnologias digitais, enquanto auxiliadoras e potencializadoras do ensino, proporcionam um elo entre a escola, os alunos e o meio ambiente, de modo a favorecer que os alunos tenham autonomia para observar, criticar e refletir acerca de seu contexto socioambiental. Nesse sentido, a EA não pode ser preterida por outros conhecimentos em virtude da realidade da pandemia, mas reinventada e ressignificada no contexto escolar por meio de metodologias inovadoras, recursos acessíveis e de uma consciência generalizada sobre o cenário atual.

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Biografia do Autor

Julio, Universidade Estadual Vale do Acarau

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral). Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acaraú (IFCE). Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Acaraú. 

Nataniel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu

Professor Doutor do Curso de Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Iguatu e do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciado em Geografia e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE).

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

DE CASTRO FILHO, P. J.; ALBUQUERQUE, F. N. B. Educação ambiental e os efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino básico: limits and possibilities in basic education. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 580–595, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60134. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60134. Acesso em: 22 dez. 2024.