A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.55-66Palavras-chave:
Educação ambiental, Escola pública, Formação de professores.Resumo
Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma intervenção com inspirações na pesquisa-ação, realizada junto de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. A proposta de inserção da educação ambiental na educação escolar nesta pesquisa foi, a partir do conto infantil "A maior flor do mundo" de José Saramago, problematizar possibilidades pedagógicas da educação ambiental. O objetivo deste trabalho é discutir os esforços de formação dos grupos de professores, as atividades da pesquisa realizada com eles, que visou propiciar a formação de educadores ambientais. As condições de precarização do trabalho pedagógico na organização da escola pública constituem um dos problemas encontrados e, portanto, é necessário enfrentar a organização atual da escola pública e as condições de trabalho do professor para uma educação ambiental emancipatória.Downloads
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