Percepções sobre uma prática de ensino colaborativo no Idiomas sem Fronteiras

Autores

  • Mariana Ruiz Nascimento Universidade Federal de Uberlândia (UFU) http://orcid.org/0000-0003-1016-9304
  • Lorena Alves Gorito Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45343

Palavras-chave:

Prática de ensino, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Este relato de experiência apresenta as percepções de duas professoras de língua inglesa sobre uma prática de ensino colaborativo que foi realizada no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mais especificamente em um curso ofertado para alunos iniciantes. É descrito o planejamento e elaboração do curso, juntamente com as estratégias utilizadas nas aulas. Ao final, são apresentadas as impressões e reflexões das professoras sobre essa prática a fim de apontar como o trabalho em conjunto pode contribuir para a formação de professores em programas como o IsF, pois promove deslocamentos na constituição identitária do professor, fazendo com que ele possa reconhecer o papel que o outro exerce na constituição de quem somos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ruiz Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Lorena Alves Gorito, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo: PauloBezerra; prefácio à edição francesa: Tzvetan Todorov. 6 ed. São Paulo:Martins Fontes, 2011.

COOK, Lynne; FRIEND, Marilyn. Educational leadership for teacher collaboration. In: B. Billingsley (Ed.). Programme Leadership for Serving Students with Disabilities. Richmond Virginia: Department of Education, 1993.

D’ALMAS, Juliane. Concepções de alunos-professores de língua inglesa sobre ensino colaborativo. RevLet – Revista Virtual de Letras, Jataí, v. 06, n. 01, 2014. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/213.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2017.

HOFFMAN, Patricia; DAHLMAN, Anne. Together We Are Better. Essential Teacher, v. 4, n. 3, 2007. Disponível em: http://www.tesol.org/read-and-publish/journals/other-serial-publications/compleat-links/compleat-links-volume-4-issue-3-(september-2007)/together-we-are-better. Acesso em: 18 de agosto de 2017.

HONIGSFELD, Andrea; DOVE, Maria G. Collaboration and Co-Teaching: Strategies for English Learners. Thousand Oaks: Corwin Press,2010.

PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: a Critical Introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

ROTH, Wolff-Michael; MASCIOTRA, Domenico; BOYD, Nadely. Becoming-in-the-classroom: a case study of teacher development through coteaching. Teaching and Teacher Education, v. 15, 1999.

SILVESTRE, Viviane Pires Viana; FIGUEREDO, Carla Janaína; PESSOA, Rosane Rocha. Ética na perspectiva bakhtiniana e na formação crítica docente: uma experiência no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v.10, n.2, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/22135 Acesso em: 10 de agosto de 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

NASCIMENTO, M. R.; GORITO, L. A. Percepções sobre uma prática de ensino colaborativo no Idiomas sem Fronteiras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 300–307, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.45343. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45343. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente