Percepções sobre uma prática de ensino colaborativo no Idiomas sem Fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45343Palavras-chave:
Prática de ensino, Formação de Professores, Ensino de Língua InglesaResumo
Este relato de experiência apresenta as percepções de duas professoras de língua inglesa sobre uma prática de ensino colaborativo que foi realizada no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mais especificamente em um curso ofertado para alunos iniciantes. É descrito o planejamento e elaboração do curso, juntamente com as estratégias utilizadas nas aulas. Ao final, são apresentadas as impressões e reflexões das professoras sobre essa prática a fim de apontar como o trabalho em conjunto pode contribuir para a formação de professores em programas como o IsF, pois promove deslocamentos na constituição identitária do professor, fazendo com que ele possa reconhecer o papel que o outro exerce na constituição de quem somos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo: PauloBezerra; prefácio à edição francesa: Tzvetan Todorov. 6 ed. São Paulo:Martins Fontes, 2011.
COOK, Lynne; FRIEND, Marilyn. Educational leadership for teacher collaboration. In: B. Billingsley (Ed.). Programme Leadership for Serving Students with Disabilities. Richmond Virginia: Department of Education, 1993.
D’ALMAS, Juliane. Concepções de alunos-professores de língua inglesa sobre ensino colaborativo. RevLet – Revista Virtual de Letras, Jataí, v. 06, n. 01, 2014. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/213.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2017.
HOFFMAN, Patricia; DAHLMAN, Anne. Together We Are Better. Essential Teacher, v. 4, n. 3, 2007. Disponível em: http://www.tesol.org/read-and-publish/journals/other-serial-publications/compleat-links/compleat-links-volume-4-issue-3-(september-2007)/together-we-are-better. Acesso em: 18 de agosto de 2017.
HONIGSFELD, Andrea; DOVE, Maria G. Collaboration and Co-Teaching: Strategies for English Learners. Thousand Oaks: Corwin Press,2010.
PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: a Critical Introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
ROTH, Wolff-Michael; MASCIOTRA, Domenico; BOYD, Nadely. Becoming-in-the-classroom: a case study of teacher development through coteaching. Teaching and Teacher Education, v. 15, 1999.
SILVESTRE, Viviane Pires Viana; FIGUEREDO, Carla Janaína; PESSOA, Rosane Rocha. Ética na perspectiva bakhtiniana e na formação crítica docente: uma experiência no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v.10, n.2, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/22135 Acesso em: 10 de agosto de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.