O Currículo escolar em tempos de pandemia

implicações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59616

Palavras-chave:

Currículo escolar, Pandemia, Educação, Covid-19

Resumo

A sociedade vem sofrendo diversas mudanças em todas as esferas da vida devido a pandemia da COVID-19. O cotidiano se transformou de forma rápida com a chegada de novas práticas na educação. Diante disso, este artigo visa discutir de que forma o currículo escolar poderá ser desenvolvido durante a pandemia. A pesquisa é exploratória e com abordagem quantitativa e aplicação de questionário através do Google forms junto a professores da Educação Infantil até docentes do Ensino Superior da cidade do Natal. Os achados da pesquisa evidenciaram que houve impactos e muitos desafios na rotina escolar em nível mundial e que foi necessário criar contextos educativos e propostas de ensino-aprendizagem, na tentativa de dar seguimento ao currículo escolar, mesmo que de forma remota, constatamos que houve uma busca pela efetivação do direito à educação.

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Biografia do Autor

ROBSON, FASCIDRO

Mestrado em Ciências da Educação (ISCECAP). Graduando em Pedagogia (Centro Universitário Facvest). Pós-graduado em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico (UGF). Licenciado em Educação Física (UERN). Estudioso das áreas de Gestão Escolar, Políticas Públicas Educacionais com curso de Formação em Gestão Escolar oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte e curso de Assistente Administrativo oferecido pela Fundação Bradesco de Natal/RN e Práticas Pedagógicas da Educação Física. Domina o Inglês Básico/Intermediário (MINDS ENGLISH SCHOOL). Professor de Judô (3º DAN).

GERALDO

Mestre em ciência da educação. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002), graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira no Município de Guamaré e das Escolas Municipais Amadeu Araújo e José do Patrocínio no Município de Natal . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.

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http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

https://brasil.un.org/

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

DE MOURA SILVA, R. J.; DE OLIVEIRA, H.; PAIVA RODRIGUES, G. . O Currículo escolar em tempos de pandemia: implicações e desafios. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 350–372, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59616. Acesso em: 22 jul. 2024.