O Currículo escolar em tempos de pandemia

implicações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59616

Palavras-chave:

Currículo escolar, Pandemia, Educação, Covid-19

Resumo

A sociedade vem sofrendo diversas mudanças em todas as esferas da vida devido a pandemia da COVID-19. O cotidiano se transformou de forma rápida com a chegada de novas práticas na educação. Diante disso, este artigo visa discutir de que forma o currículo escolar poderá ser desenvolvido durante a pandemia. A pesquisa é exploratória e com abordagem quantitativa e aplicação de questionário através do Google forms junto a professores da Educação Infantil até docentes do Ensino Superior da cidade do Natal. Os achados da pesquisa evidenciaram que houve impactos e muitos desafios na rotina escolar em nível mundial e que foi necessário criar contextos educativos e propostas de ensino-aprendizagem, na tentativa de dar seguimento ao currículo escolar, mesmo que de forma remota, constatamos que houve uma busca pela efetivação do direito à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBSON, FASCIDRO

Mestrado em Ciências da Educação (ISCECAP). Graduando em Pedagogia (Centro Universitário Facvest). Pós-graduado em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico (UGF). Licenciado em Educação Física (UERN). Estudioso das áreas de Gestão Escolar, Políticas Públicas Educacionais com curso de Formação em Gestão Escolar oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte e curso de Assistente Administrativo oferecido pela Fundação Bradesco de Natal/RN e Práticas Pedagógicas da Educação Física. Domina o Inglês Básico/Intermediário (MINDS ENGLISH SCHOOL). Professor de Judô (3º DAN).

GERALDO

Mestre em ciência da educação. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002), graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira no Município de Guamaré e das Escolas Municipais Amadeu Araújo e José do Patrocínio no Município de Natal . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.

Referências

APOLINÁRIO, F. Metodologia da filosofia e prática da pesquisa. 2.ed.- São Paulo: Cengage Learding, 2012.

BORSTEL, V. V.; FIORENTIN, M. J.; MAYER, L. Educação em tempos de pandemia: constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, 2020.

BRASIL. Nota técnica - ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19 (2020). Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf Acesso em: 17 set. 2020.

BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

CIFUENTES-FAURA, J. Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid– 19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, v. 9, n. 3e, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12216/12089. Acesso em: 10 de agosto de 2020.

DIAS, É; PINTO F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.28 no.108 Rio de Janeiro Jul./Sept. 2020. Epub July 06,

Disponível em https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001 Acesso em 20 de agosto de 2020.

ESTÉVEZ, A. El zoomismo y el disciplinamiento para la inmovilidad productiva. Nexos. Cidade do México, 6 de abr. 2020. Nexos Crisis ambiental. Disponível em:

https://medioambiente.nexos.com.mx/?p=277

FUSCHS, C.; SCHUTZ, J. A. Pensar a (im)possibilidade da escola em tempos de pandemia: reflexões à luz de Masschelein e Simons. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, p. 69-85, 2020.

GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

HACKENHAAR A. de S.; GRANDI, D. Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, p.55-67, 2020.

KRUPPA, S. M. P.; MENDONÇA, F.; JUNIOR, K. G. de S.;

SIMÃO, M. C. MANGANOTTE, M. B. Educação na Pandemia. Universidade de São Paulo (2020). Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/educacao-na-pandemia.pdf Acesso em: 18 set. 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. [Recurso eletrônico].

MELO, E. S. do N.; SANTOS, C. R. dos. A formação continuada de professores(as) no brasil: do século XX ao século XXI. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.11 – 2020, p.88-104. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3269

MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2007.

MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016197, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://medioambiente.nexos.com.mx/?p=277.

Sites consultados/visitados

https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/13507-fnde-j%C3%A1-liberou-mais-de-r$-720-milh%C3%B5es-direto-para-escolas-p%C3%BAblicas-na-pandemia

https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf Acesso em: 17 set.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

https://brasil.un.org/

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

DE MOURA SILVA, R. J.; DE OLIVEIRA, H.; PAIVA RODRIGUES, G. . O Currículo escolar em tempos de pandemia: implicações e desafios. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 350–372, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59616. Acesso em: 22 nov. 2024.