Uso do App Nearpod no Ensino de História

Autores

  • Luís Miguel Dias Caetano
  • Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46262

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologias Móveis, História

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma experiência realizada com o uso do app Nearpod na disciplina de História. Tivemos como amostra um grupo de 22 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do Estado Rio Grande do Norte. O objetivo foi conhecer o potencial do app Nearpod no ensino e na aprendizagem de alguns conteúdos da disciplina de História. Recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa através da técnica de estudo de caso, coletando dados com análise bibliográfica e documental no sentido de contribuírem para uma contextualização e compreensão do uso das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de História. Foram ainda solicitados relatos aos alunos como forma de aferir a sua aceitação das atividades mediadas pelo app Nearpod. A escolha do respectivo app deveu-se ao fato da existência de um referencial teórico que destaca a importância da introdução dos apps no ensino e, nomeadamente, pelo Nearpod possibilitar a reutilização de apresentações multimídia e a integração de atividades interativas na dinamização das aulas através de iniciativas como questões de escolha múltipla, vídeos e áudios ao longo dos vários slides. Os resultados encontrados no contexto de aplicação apontam para aumento da motivação, concentração e interação dos alunos na disciplina de História e, particularmente, para o seu envolvimento com as atividades propostas

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Biografia do Autor

Luís Miguel Dias Caetano

Licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Comportamento Organizacional e doutor em Educação. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas do Comportamento Organizacional, Inovação, Comunicação, Sistemas de Informação e Tecnologia Educativa. Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projectos, Tecnologias Educativas e Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento. Tem atuado em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Tecnologias e Sistemas de Informação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações e Gestão de Pessoas. Colabora ainda como pesquisador com a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (Brasil), a Universidade de Santiago (Cabo Verde), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade da Madeira (Portugal) e a Universidade Nacional da Costa Rica.

Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento

Graduada em Pedagogia, Especialista no Ensino de Geografia e História, Mestranda no Mestrado em Ensino na Universidade do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2019-05-07

Como Citar

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. do. Uso do App Nearpod no Ensino de História. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 26–42, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46262. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46262. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação