FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA O USO DO TABLET EDUCACIONAL

Autores

  • Elivelton Henrique Gonçalves UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.258-269

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea e gradativamente vão avançando os muros das escolas e chegando até a sala de aula, criando a necessidade de adaptação pelos segmentos educacionais e, consequentemente, habilidades dos professores em manusear os novos aparatos tecnológicos digitais disponíveis. Nesse sentido, o Ministério da Educação tem promovido à inserção das tecnologias digitais nas escolas públicas, um exemplo foi a distribuição de tablets, conhecidos como Tablet Educacional, aos professores do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Contudo, entendemos que, para a efetiva utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, não basta somente dar acesso a elas, é preciso que se pense também em maneiras de oferecer formação aos profissionais que as receberam. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo compreender a importância da formação continuada dos professores do Ensino Médio de uma escola integrante da Rede Estadual de Ensino, localizada em uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais, como forma de possibilitá-los a inserção do Tablet Educacional às suas propostas pedagógicas. Para tanto, oferecemos momentos de formação aos oito professores dessa escola que receberam os aparelhos, de modo a apresentar as suas funcionalidades técnicas, discutir suas possibilidades pedagógicas e proporcionar uma primeira experiência com uso desse equipamento na elaboração e execução de um plano de aula. O estudo, realizado por meio da pesquisa-ação e que envolveu as fases exploratória e diagnóstica e o planejamento e desenvolvimento de ações, evidenciou que o uso do Tablet Educacional, como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, dependerá, em grande parte, das ações formativas desenvolvidas para a formação dos professores que irão utilizá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALAN, Ana Maria Osorio Araya et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais: uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Intertemas – Encontro de Iniciação Científica, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, p. 2-11, 2010.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

BRASIL. Ionice Lorenzoni. Ministério da Educação. Ministério distribuirá tablets a professores do Ensino Médio. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=17479:ministerio-distribuira-tablets-a-professores-do-ensino-%20medio >. Acesso em: 12 jun. 2017.

BRUXEL, Carla Maria Leidemer. A Mídia Informática nos Anos Iniciais: possibilidades e desafios. 2012. 46 f. Monografia (Especialização) – Curso de Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CARNEIRO, Gracione Batista; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Políticas públicas de inclusão digital no contexto da educação escolar como fator de acesso a informação. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, 15., 2012, Anais... Rio Grande. Rio Grande: EREDB, 2012. p. 1 - 11.

GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013.

LEMES, Camila de Menezes et al. A teoria e a prática na formação de professores: desafios e dilemas. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 2011, Anais... Goiânia: EDIPE, 2011, p. 1-19.

LIMA, Rodrigo; LIMA, Wamberto; MAIA, Dennys. Formação Continuada de Professores para as TIC: Análise a Partir dos Cursos Ofertados pelo NTE-Natal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21., 2015, Maceió. Anais do 21º Workshop de Informática na Escola (WIE 2015). Maceió: SBC, 2015. p. 435 - 443.

MIRANDA, Maria Irene. Pesquisa-ação escolar: uma alternativa de enfrentamento aos desafios educacionais. In: MIRANDA, Maria Irene; SILVA, Lazara Cristina da (Orgs.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia: EDUFU, 2012.

NASCIMENTO, Fábio Rogério Ferreira Marques do. O uso pedagógico do Tablet Educacional como ferramenta de aprendizagem dos alunos do 1º ano regular do Ensino Médio. 2014. 27 f. Monografia (Especialização) – Curso de Fundamentos da Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

NEVES, Angélica Magalhães; CARDOSO, Caroline Rodrigues. Os desafios do uso do tablet pelos professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA, 01, 2013, Pernambuco. Anais eletrônicos. Pernambuco: UFPE, 2013. p. 1-22.

PASSERINO, Liliana Maria. Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo. Texto digital, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 58-77, 2010.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky - Digital Natives, Digital Immigrants - Part1.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2016.

PRETTO, Nelson de Luca. Escola sem/com futuro: uma Educação e multimídia. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2009.

QUARESMA, Cíndia Rosa Toniazzo et al. Tecnologias na Educação: inclusão digital dos professores da rede estadual a partir da implementação do programa Tablet Educacional. Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-9, jul. 2014.

ROCHA, Sinara Socorro Duarte. O uso do computador na Educação: a Informática Educativa. Espaço Acadêmico, Maringá, v. 8, n. 85, p. 1-6, jun. 2008.

ROSALEN, Marilena; MAZZILLI, Sueli. Formação de professores para o uso da informática nas escolas: evidências da prática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28. Anais... Caxambu: UNIMEP, 2005.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

GONÇALVES, E. H. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA O USO DO TABLET EDUCACIONAL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 258–269, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.258-269. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41970. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.