ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido  a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais,  resenhas de livros e traduções. Recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês e espanhol. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas-temas, com artigos de especialistas convidados, brasileiros e estrangeiros, e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de meio termo Qualis/Capes (2017/2018). Qualis A2 em Ensino e B2 em Educação na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.

Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação

Ano de fundação: 1992

E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)

DOI: https://doi.org/10.14393/ER

E-mail: ensinoemrevista@gmail.com

Endereço: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia - Av. João Naves de Ávila, 2121 – Campus Sta. Mônica, sala 1G153 - Uberlândia/MG - CEP: 38400-902

Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia

Editora: EDUFU

 

ATENÇÃO: Comunicamos a reabertura do sistema da Ensino Re-Vista para novas submissões. Estamos recebendo artigos por fluxo contínuo.

 

CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL

Está aberta a chamada para edição especial sobre “Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas” - Saiba Mais

v. 29 (2022): Publicação Contínua

Publicado: 2022-02-11

Apresentação

DOSSIÊ: “A experiência da pesquisa colaborativa em rede"

Tiago Zanquêta de Souza, Solange Martins Oliveira Magalhães

e000

Redes de Pesquisa em Educação e Colaboração Científica

Altina Abadia da Silva, Cláudia Tavares do Amaral, Luciana Barros de Almeida

e002

Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento

Solange Martins Oliveira Magalhães, Tiago Zanquêta de Souza, Susana Beatriz Argüello

e003

Práxis colaborativa no processo de investigação em rede: o debate metodológico sobre a abordagem qualitativa

Elsieni Coelho da Silva, Antônio Neto Ferreira dos Santos, Graciela María Elena Fernández

e004

A pesquisa-formação sob diferentes perspectivas no campo do desenvolvimento profissional docente

Priscilla de Andrade Silva Ximenes , Luciana Guimarães Pedro, Avani Maria de Campos Corrêa

e010

Desenvolvimento Profissional Docente através de Intervenções Colaborativas em tempos de pandemia

Laura Mendes Rodrigues Fumagalli, Renata Soares, Veronica de Carvalho Vargas , Jaqueline Copetti , Phillip Vilanova Ilha

e034

Apresentação

Dossiê: Ensinar e aprender Geografia em tempos de hiperconectividade e polarização de ideias

Andréa Coelho Lastória, Iara Vieira Guimarães, Silvia Aparecida de Sousa Fernandes

e000

O ensino de Geografia em tempos de hegemonia das tecnologias digitais

Renata A. Cândido de Oliveira Santos, Iara Vieira Guimarães, André Luiz Sabino

e026

Educação geográfica e ensino remoto: a relação dos jovens escolares com a escola na atualidade

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Helder Gomes Costa, Ana Andreza Araújo Serpa

e028

Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: desafios da aprendizagem docente em tempos de pandemia

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Suelen Santos Mauricio, Carolina Araújo Michielin

e032

Apresentação

DOSSIÊ: “A escola nos dias atuais: e agora?”

Osmar Hélio Alves Araújo, José Augusto Pacheco , Shirlei de Souza Corrêa

e045

Entrevista 02: Mario Sérgio Cortella

A escola nos dias atuais

Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros

e047

Por uma escuta da infância: inclusão escolar e as demandas pós-pandemia

Eliana Menezes, Suzana Feldens Schwertner , Morgana Domênica Hattge Hattge

e050

A percepção de professores sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na Educação Básica

Fernanda Serpa Cardoso, Guilherme Marques Soares, Bianca da Cruz Lima Gonçalves

e051

A escola na atualidade – ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill

Emerson Augusto de Medeiros, Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo

e052

Reflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemia

Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes, Mélany Silva dos Santos

e054

Formação contínua de professores e as (des)articulações com a escola de educação básica

Elisangela André da Silva Costa, Maria do Socorro Lopes da Silva , Eisenhower Souza Costa

e055

Ensino de linguagens no contexto remoto: experiência em uma escola pública de Mato Grosso

Ana Graciela M. F. da Fonseca Voltolini, Elisangela Alves Sobrinho Arbex, Marcia de Souza Damasceno

e056

Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática

Marcelo Carlos de Proença, João Alessandro da Luz , Luiz Otavio Rodrigues Mendes

e057

Educação e Tecnologia: perspectivas para diálogos em torno da educação para a emancipação

Antônio Charles Santiago de Almeida, Maria Ivete Basniak, Rafael Gemin Vidal

e058

Identificação das necessidades educacionais especiais no contexto de políticas públicas

Luanna Freitas Johnson, Solange Franci Raimundo Yaegashi , Aline Arruda Rodrigues da Fonseca

e014

Considerações sobre a interação entre professores e pesquisadores no desenvolvimento do Projeto PREMa – EB

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Chrystian Bastos de Almeida

e019

Uma geometria para ensinar de José Augusto Coelho

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Francisca Janice dos Santos Fortaleza

e020

Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso

Caroline Vieira de Souza, Andréa Coelho Lastória, Filomena Elaine Paiva Assolini

e022

A influência dos agentes privados na reforma do Ensino Médio

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach

e023

Literatura Infantil: o uso do Storyboard That bordando atividades

Damares Reis Teixeira, Alessandra Dutra, Marilu Martens Oliveira

e042

Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática

Marcelo Carlos de Proença, João Alessandro da Luz, Luiz Otavio Rodrigues Mendes

e059

Ver Todas as Edições