ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido  a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais,  resenhas de livros e traduções. Recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês e espanhol. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas-temas, com artigos de especialistas convidados, brasileiros e estrangeiros, e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

A revista adota uma política de acesso aberto, permitindo que seu conteúdo seja livremente acessado de forma imediata. Essa abordagem baseia-se no princípio de que disponibilizar o conhecimento científico gratuitamente ao público contribui para uma maior democratização do saber. Além disso, o periódico não cobra qualquer valor dos autores para submissão, processamento e publicação dos artigos.

Qualis/Capes: A3  

Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação

Ano de fundação: 1992

E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)

DOI: https://doi.org/10.14393/ER

E-mail: ensinoemrevista@gmail.com

Endereço: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia - Av. João Naves de Ávila, 2121 – Campus Sta. Mônica, sala 1G153 - Uberlândia/MG - CEP: 38400-902

Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia

Editoria: Universidade Federal de Uberlândia

 

 

 

 

v. 31 (2024): Publicação Contínua

Publicado: 2024-02-15

Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

Apresentação

Alexandre Sousa da Silva, Audy Salcedo, Keli Cristina Conti, Francisco Rodríguez Alveal

1-8

Construção e Interpretação de Tabelas e Gráficos Estatísticos: um olhar para a atitude de professores em formação

Eliziane Rocha Castro, Marcilia Chagas Barreto, Francisco Jeovane do Nascimento, Gabriel Linhares de Sousa

1-24

Letramento estatístico segundo o GAISE e a BNCC: paridades e contrastes

Letícia Rangel, Flávia Maria Pinto Ferreira Landim, André Monteiro Novaes, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar

1-25

A pesquisa de opinião como metodologia para o ensino de estatística na educação básica: NEPSO

Warley Machado Correia, Ana Rafaela Correia Ferreira, Rafaella Oliveira Almeida Mattos Moreira

1-23

Educação Estatística na EJA: uma experiência com pesquisas estatísticas

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Francisco Guimarães de Assis

1-24

Metodologias ativas em aulas de Sociologia no Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura

Maristela Santos Lopes, Natana Alvina Botezini, Daniela Garcez Wives, Alice Munz Fernandes

1-22

Cultura digital na Educação Ambiental: explorando a metodologia STEAM segundo Gagné e Papert

Fábio Ventorim Siqueira, Daniel Moreira dos Santos, Carlos Roberto Pires Campos, Márcia Gonçalves de Oliveira

1-32

A percepção de adolescente sobre a aprendizagem escolar durante o isolamento social da COVID-19

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Maria João Sousa Santos, Mari Elise Kirch Stein

1-22

Um jogo lúdico para ensinar Geografia: os rios da Amazônia

Felipe Arcanjo Leca, Marcela Vieira Pereira Mafra, Alan Kristian Nunes Machado, Murilo Bezerra Avelino

1-21

Binarismo e heteronormatividade na demarcação de padrões e estigmas: uma revisão integrativa

Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior , Maria Filomena Rodrigues Teixeira , Ana Alexandra Valente Rodrigues

1-26

Interdiscurso e a constituição da identidade social docente de professoras da Educação Infantil

Francisca Valcilene da Silva, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Ady Canário de Souza Estevão, Stenio de Brito Fernandes

1-27

Revisão sistemática de literatura sobre o uso de jogos no Ensino Médio e Superior

Lívia Maria Fontolan Paduan da Silva, Ariela Oliveira Holanda, Paulo Antônio Cypriano Pereira

1-28

Aprendizagem matemática: explorando o conceito de função por meio de jogo Pega Varetas

Caroline dos Santos, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Ricardo Fajardo

1-25

Inclusão na Educação Infantil: concepções de professoras

Francyane Fagundes Cardoso, Josilaine Antunes Pereira, Vinicius Bertoncini Vicenzi

1-23

Ver Todas as Edições