1. ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas de livros (últimos dois anos) e traduções. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas temáticas com artigos de especialistas convidados - brasileiros e estrangeiros - , abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.
2. Os textos serão julgados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas Ad Hoc, que emitirão parecer quanto à publicação, autorizada com a remessa dos originais e a carta de cessão de direitos autorais. Não há pagamento de direitos autorais.
3. Os pareceres de avaliação dos trabalhos serão emitidos com base nos seguintes aspectos: "Modelo de Ficha de Parecer".
4. Em textos de autoria individual ou coletiva (máximo quatro), pelo menos um dos autores deve necessariamente ter o título de doutorado. Todos os assinantes do artigo são considerados autores. A revista não se responsabiliza por conflitos de interesse entre autores, financiadores, patrocinadores e outros eventualmente envolvidos e/ou citados nos textos.
5. A revista informará o(s) autor(es) sobre a publicação ou não de seus artigos. O processo de avaliação dos textos submetidos ao periódico (da submissão até a decisão final) é de aproximadamente 6 meses. O prazo para avaliar e publicar os textos submetidos ao periódico é de aproximadamente 1 ano.
6. Exige-se um interstício mínimo de dois anos entre a publicação de um artigo e uma nova submissão da mesma autoria.
7. A redação deve primar pela clareza, brevidade e concisão. O material deve vir devidamente revisado pelo autor. Os textos, assinados, são de inteira responsabilidade do autor.
8. A revista permite-se fazer alterações formais no texto visando à editoração final.
9. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela comissão editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
10. O trabalho pode ser recusado por não se coadunar com a linha editorial e temática da revista.
11. O texto submetido deve conter o nome dos autores, a filiação institucional, a cidade, o estado, o país, o identificador Orcid e o e-mail dos autores. A equipe de avaliação da revista fará a exclusão da identificação dos autores, garantindo a avaliação às cegas por pares.
12. A apresentação dos Artigos deverá seguir a NBR 6022 de maio de 2018 da ABNT (Apresentação de Artigos em publicação periódica).
13. Os artigos devem ter entre 15 e 25 páginas e resenhas entre 5 e 7 páginas. Artigos e resenhas devem apresentar nome(s) completo(s) do(s) autor(s), vínculo acadêmico e profissional e endereços (físico e eletrônico) completos. Título, resumo (entre 100 e 150 palavras) e palavras-chave (máximo cinco) na língua de origem do texto, em inglês e espanhol. Trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros e tabelas ou qualquer tipo de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, citando fonte completa e sua posição no texto. Os arquivos devem ser encaminhados no corpo do texto onde se deseja que seja editado.
14. O texto deve ser digitado no template "Estrutura do Texto - Template".
15. A cessão de direitos autorais "Modelo de Cessão de Direitos" deve ser assinada por todos e submetida juntamente com o artigo.
16. A revista recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês, espanhol.
17. Após a aprovação para publicação dos textos originais, o autor deverá enviar a versão integral em inglês para a publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.
18. Não será cobrado nenhum valor para a submissão de artigo assim como será publicado gratuitamente, caso seja aprovado.
19. É vetada a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. No ato da submissão, todos os autores devem ser indicados.
20. As ideias e opiniões apresentadas nos artigos publicados são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a posição do periódico.
21. As citações bibliográficas deverão ser de acordo com a NBR 10520 (jul./2023) da ABNT. EXEMPLOS:
a) citação direta: "..." (Freitas, 2002, p. 61).
b) citação indireta: Romanelli (1996, p. 27) considera...
c) citação de citação: Ausubel (1977 apud Silveira et al., 2002, p. 139) afirma...
d) havendo mais de uma referência do mesmo autor no mesmo ano, usar a, b, c, imediatamente após a data (Freire, 1996b, p. 132)
e) havendo mais de três autores, mencionar o primeiro seguido da expressão "et al."
22. As referências deverão ser de acordo com a NBR 6023 (nov./2018) da ABNT.
23. Quando se tratar de trabalhos (artigos de periódico, dissertações, teses, dentre outros) com DOI, este deve constar nas referências na forma de link.
EXEMPLOS:
LIVRO: CICILLINI, G. A.; NOGUEIRA, S. V. (org.).Educação escolar: políticas, saberes e práticas escolares. Uberlândia: EDUFU, 2002.
CAPÍTULO DE LIVRO: LEITE, D. Conhecimento social na sala de aula universitária e a autoformação docente. In: MOROSINI, M. C. (org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília, DF: Plano, 2001. p. 53-60.
ARTIGO DE PERIÓDICO: BOLDRIN, L. C. F. Cultura, Sociedade e Currículo - dimensões sócio-culturais do currículo. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 7-25, jul. 1999/jun. 2000.
ARTIGO DE PERIÓDICO: LAWALL, I. T. et al. Jogo didático: um recurso para resolução de problemas em aulas de Física. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. 2, p. 323-344, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n2a2018-4.
TRABALHO DE CONGRESSO: RESENDE, M. R.; VIEIRA, V. M. O. A formação do professor de Matemática na modalidade a distância: a aprendizagem em discussão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2010. p. 1-17.
TESE e DISSERTAÇÃO: MARQUES, M. R. A. Um fino tecido de muitos fios... mudança social e reforma educacional em Minas Gerais. 2000. 247 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Gestão da Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2000.
DIRETRIZES PARA ORGANIZADORES DE DOSSIÊS
- Os Dossiês são compostos por artigos inéditos, de relevância à área temática da revista. O tema do dossiê poderá ser proposto pelo Conselho Editorial, por pesquisador(es) interessado(s), devidamente justificado e relacionado às linhas de concentração e pesquisa do programa ao qual a revista está vinculada.
- O Dossiê deve seguir as diretrizes da Revista e publicar os textos de acordo com normativas de submissão publicadas em https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/about/submissions
- O dossiê deve ser composto por no mínimo 10 e no máximo 13 textos, sendo obrigatório que, pelo menos, 2 deles sejam de autores estrangeiros.
- É permitido incluir somente um texto proveniente da Universidade Federal de Uberlândia, bem como até dois textos da instituição do organizador do dossiê, com o objetivo de evitar a predominância de contribuições internas (endogenia) no periódico. Assim, caso o/os organizador/es envie um texto para o Dossiê, será permitido apenas mais um da referida instituição.
- É fundamental que os textos selecionados reflitam uma diversidade geográfica e institucional.
- A responsabilidade pelo encaminhamento dos artigos aos avaliadores, durante todas as fases de avaliação e revisão dos textos, recai sobre o organizador do dossiê.
- A organização do dossiê pode ser realizada por uma equipe composta por duplas ou trios.
- Além dos artigos, há espaço reservado para a inclusão de uma entrevista no dossiê.