ENSINO EM RE-VISTA 

ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido  a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas de livros e traduções. Recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês e espanhol. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas-temas, com artigos de especialistas convidados, brasileiros e estrangeiros, e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

Qualis/Capes: A3 em Educação (Qualis/Capes, 2019) - B2 em Educação / A2 em Ensino (Qualis/Capes, 2013-2016)

Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação

Ano de fundação: 1992

E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)

DOI: https://doi.org/10.14393/ER

E-mail: ensinoemrevista@gmail.com

Endereço: Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica, Bloco G, Sala 153. Uberlândia-MG, Brasil. 

Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia/ EDUFU

Periodicidade: Publicação contínua

Editora: EDUFU

 

FOCO E ESCOPO

O Periódico ENSINO EM RE-VISTA dedica-se à publicação de textos científicos atinentes aos processos pedagógicos que abrangem diferentes âmbitos da Educação, tempos e espaços educativos diversos, como forma de efetivar o debate e a reflexão e de promover a divulgação da produção científica nos âmbitos nacional e internacional.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Educação . Os originais são submetidos à aprovação de avaliadores especializados e reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria e imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas ad hoc e dos membros do Conselho Editorial. O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos é de 12 meses.

Os originais recebidos passam por quatro etapas: 1) Verificação de controle de plágio e autoplágio. 2) Avaliação prévia pela Comissão Editorial. 3) Processo de avaliação por pareceristas ad hoc  que emitem parecer sobre o mérito do  texto. 4) Deliberação final: os pareceres emitidos passam pela análise da Comissão Editorial, que fará um parecer consolidado.

Os autores recebem um comunicado do periódico informando se seu texto foi aceito na íntegra , rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. A editoria poderá recusar os artigos que não atendam adequadamente as  solicitações encaminhadas.

Para a verificação se os artigos encaminhados ao periódico tiveram parecer do  Comitê de Ética, será solicitado o envio do parecer emitido pelo mesmo, quando necessário.

 

PERIODICIDADE 

Publicação Contínua.

 

EDITORA 

EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia   

 

IMPACTO

Google Acadêmico - Ensino em Re-Vista

 

INDEXADORES

 

 

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

PRESERVAÇÃO

Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana

 

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todos os textos submetidos ao periódico científico Ensino em Re-Vista são escrutinados para o impedimento de plágio por meio do software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br). Quando constatado plágio, o texto é recusado. A tolerância de autoplágio é de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual.
 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O periódico permite ler, descarregar, distribuir, imprimir e enviar por link os artigos, desde que sem fins comerciais, sem realizar alterações do texto e sempre faça constar a referência da publicação original.

 

SOBRE O SISTEMA DE PUBLICAÇÃO

A revista usa o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

 

ESTATÍSTICAS

2021 - Artigos avaliados pelos pares (139)

2020 - Artigos avaliados pelos pares (131)

2019 - Artigos avaliados pelos pares (120)

2018 - Artigos avaliados pelos pares (105)

2017 - Artigos avaliados pelos pares (98)

 

PARECERISTAS AD HOC 2021

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba, Brasil

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC, Brasil

Alessandra Carvalho Teixeira, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

André Augusto Deodato, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

André Sabino, Universidade Federal de Uberlândia/Eseba, Brasil

Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil

Antônio Neto Ferreira dos Santos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Armando Traldi Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil

Astrogildo Fernandes da Silva Junior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil, Brasil

Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil, Brasil

Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Dalva Eterna Gonçalves Rosa – Universidade Federal de Goiás, Brasil

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Elsieni Coelho da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil

Gerardo Andres Machuca Téllez, Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia

Gercina Santana Novais Universidade de Uberaba, Brasil

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Grace Zaggia Utimura, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

José Firmino de Oliveira Neto - UniAraguaia, Brasil

José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

José Petrucio de Farias Junior, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Katia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Leandro de Oliveira Souza, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Marcelo Navarro da Silva, Faculdades Guarulhos, Brasil

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari, Brasil

Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás,  Brasil

Marisa Borges, Uberaba Secretaria Municipal de Educação/Uberaba, Brasil

Neire Márcia da Cunha - Universidade de Uberaba, Brasil

Norma Lúcia Neris de Queiroz – Universidade de Brasília, Brasil

Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco – UniAraguaia, Brasil

Rute Cristina Domingos da Palma, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Sandro Prado Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Selma Aparecida Ferreira da Costa, Secretaria Municipal de Educação/Uberaba, Brasil

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Universidade Estadual Paulista, Brasil 

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba, Brasil

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba, Brasil

Váleria Peres Asnis, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Valeska Guimarães Rezende da Cunha – Universidade de Uberaba, Brasil

PARECERISTAS AD HOC 2020

Adriana Lemos de Sousa Neto, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC, Brasil

Alessandra Carvalho Teixeira, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

André Augusto Deodato, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Brasil

Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil

Armando Traldi Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil

Astrogildo Fernandes da Silva Junior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Bernerval Pinheiro Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Circe Mara Marques, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Brasil

Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil, Brasil

Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil, Brasil

Cleusiane Vieira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil

Gerardo Andres Machuca Téllez, Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Grace Zaggia Utimura, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

José Petrucio de Farias Junior, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Katia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Marcelo Navarro da Silva, Faculdades Guarulhos, Brasil

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari, Brasil

Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Roberta D'Ângela Menduni Bortoloti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Rute Cristina Domingos da Palma, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil

Sandro Prado Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Thaine Souza Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

Vanessa Franco Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

PARECERISTAS AD HOC 2019

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC, Brasil

Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil

Astrogildo Fernandes da Silva Junior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Benerval Pinheiro Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Circe Mara Marques, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil

Gerardo Andres Machuca Téllez, Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

José Marra, Universidade Licungo, Moçambique

José Petrucio de Farias Junior, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Pauí, Teresina, Brasil

Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Marialva Moog Pinto, Universidade da Região de Joinville, Brasil

Osvaldo Mariotto Cerezer, Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil

Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Universidade de Lisboa, Portugal

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Romana Isabel Brázio Valente Pinho, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Selva Guimarães, Universidade de Uberaba, Brasil

Valeska Guimarães, Universidade de Uberaba, Brasil

Vandeí Pinto da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Vanessa T. Bueno Campos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Viviane Rodrigues Alves de Moraes, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

PARECERISTAS AD HOC 2018

André Sabino - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil

Arthur B. Powell, University - New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos

Astrogildo Fernandes da Silva Junior - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Bernerval Pinheiro Santos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Cristiane Coppe de Oliveira - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Edvonete Souza de Alencar - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Eliane Giachetto Saravali - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Gerardo Andres Machuca Téllez - Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia

Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Gizelda Costa e Silva - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Graça Cicillini - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Greice Ferreira da Silva - Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Iara Vieira Guimarães - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Inia Novaes - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

José Marra - Universidade Licungo, Moçambique

José Petrucio de Farias Junior - Universidade Federal do Piauí, Brasil

Jussara Cristina Barboza Tortella - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil

Leandro de Oliveira Souza - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Luciana Maria Caetano - Universidade de São Paulo, Brasil

María Angélica San Martín Espinoza, Universidad de Chile, Chile

Maria Cecília Gramajo, Universidad Nacional de Salta, Argentina

Maria de Lourdes Mattos Barreto - Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Marialva Moog Pinto - Universidade Univille, Joinville, Brasil

Orly Zucatto Mantovani de Assis - Universidade de Campinas, Brasil

Regina Aparecida Marques de Souza -  Universidade Federal do  Mato Grosso do Sul, Brasil

Rogério Fernando Pires - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Shiderlene Vieira de Almeida - Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Brasil

Silma do Carmo Nunes - UNIPAC/ Faculdade Presidente Antônio Carlos, Brasil

Silvana Paulina de Souza - UFAL Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Silvia de Souza Fernandes - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Sônia Bessa - Universidade Estadual de Goiás, Brasil

Thamar Kalil de Campos Alves - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha, Brasil

Valeska Guimarães - Universidade de Uberaba, Brasil

PARECERISTAS AD HOC 2017

Adriana Pastorello Buim Arena - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Alberto Matías González, Universidad de Sancti Spíritus “José Martí Pérez”, Cuba

Andréa Coelho Lastória - Universidade de São Paulo, Brasil

Arlete Bertoldo Miranda - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Armindo Quillici - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Arthur B. Powell, University - New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos

Benerval Pinheiro Santos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Camila Lima Coimbra - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Cláudio Lopes de Jesus -  Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Cláudio Roberto Sousa - Universidade de São Paulo, Brasil

Daniel Clark Orey - Universidade Federal de Ouro preto, Brasil

aniela Franco Carvalho - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Diva Souza Silva - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Eduardo Donizeti Girotto - Universidade do Oeste do Paraná, Brasil

Eduardo Luedy - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Eliamar Godoy - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Iara Maria Mora Longhini - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Iara Vieira Guimarães - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Joelma Reis Correia - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Josemir Almeida Barros - Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil

Luciana Muniz - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Maria Isabel d’Andrade Sousa Moniz - Universidade Cidade de São Paulo, Brasil

Marlécio Maknamara - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Milton Rosa - Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Mônica Maria Borges Mesquita - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Myrtes Dias da Cunha - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Rejane Maria Ghisolfi Silva - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano - Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Roberto Valdés Puentes - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Robson França - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Solange Magalhães - Universidade Federal de Goiás, Brasil

anessa Therezinha Bueno Campos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Wanderleya Nara Gonçalves Costa - Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil

Wolney Honório Filho - Universidade Federal de Goiás, Brasil