Sobre a Revista
ENSINO EM RE-VISTA
ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas de livros e traduções. Recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês e espanhol. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas-temas, com artigos de especialistas convidados, brasileiros e estrangeiros, e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.
Qualis/Capes: O periódico está classificado no estrato A3 do Qualis/Capes (Área de Educação, 2017-2020)
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
Ano de fundação: 1992
E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)
DOI: https://doi.org/10.14393/ER
E-mail: ensinoemrevista@gmail.com
Endereço: Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica, Bloco G, Sala 153. Uberlândia-MG, Brasil.
Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia
Editoria: Universidade Federal de Uberlândia
Periodicidade: Publicação contínua
FOCO E ESCOPO
O Periódico ENSINO EM RE-VISTA tem como missão a publicação de textos científicos pertinentes aos processos de ensino e aprendizagem, explorando uma ampla gama de contextos educacionais. Seu propósito é fomentar o debate intelectual e estimular a reflexão crítica, ao mesmo tempo em que visa promover a disseminação da produção científica em escala nacional e internacional.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Educação . Os originais são submetidos à aprovação de avaliadores especializados e reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria e imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas ad hoc e dos membros do Conselho Editorial. O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos é de 12 meses.
Os originais recebidos passam por quatro etapas: 1) Verificação de controle de plágio e autoplágio. 2) Avaliação prévia pela Comissão Editorial. 3) Processo de avaliação por pareceristas ad hoc que emitem parecer sobre o mérito do texto. 4) Deliberação final: os pareceres emitidos passam pela análise da Comissão Editorial, que fará um parecer consolidado.
Os autores recebem um comunicado do periódico informando se seu texto foi aceito na íntegra , rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. A editoria poderá recusar os artigos que não atendam adequadamente as solicitações encaminhadas.
Para a verificação se os artigos encaminhados ao periódico tiveram parecer do Comitê de Ética, será solicitado o envio do parecer emitido pelo mesmo, quando necessário.
IMPACTO
Google Acadêmico - Ensino em Re-Vista
INDEXADORES
- Diretórios
- BASE - Bielefeld Academic Search Engine
- CLASE - Base de datos bibliográfica de revistas de ciencias sociales y humanidades - Universidad Nacional Autónoma de México
- Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
- DOAJ - Directory of Open Access Journals
- Educ@ - Publicação Online de Educação - Metodologia Scielo - Fundação Carlos Chagas
- Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanha e Portugal
- REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
- Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras
- Métrica
- CIRC - Clasificación Integrada de Revistas Científicas
- Google Acadêmico
- MIAR - Matriz de Información para el Análisis de Revistas
- Catálogos
- Actualidad Iberoamericana
- BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Cibec/INEP/MEC)
- ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences
- EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek/Electronic Journals Library
- Icap – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos – Base Pergamum
- J4F - Journals for Free
- JournalSeek
- LivRe - Revistas de livre acesso
- Periódicos de Minas
- Portal de Periódicos CAPES/MEC
- WorldCat
ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
PRESERVAÇÃO
Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana
DETECÇÃO DE PLÁGIO
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O periódico permite ler, descarregar, distribuir, imprimir e enviar por link os artigos, desde que sem fins comerciais, sem realizar alterações do texto e sempre faça constar a referência da publicação original.
SOBRE O SISTEMA DE PUBLICAÇÃO
A revista usa o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
ESTATÍSTICAS
2023 - Artigos avaliados pelos pares (157)
2022 - Artigos avaliados pelos pares (152)
2021 - Artigos avaliados pelos pares (139)
2020 - Artigos avaliados pelos pares (131)
2019 - Artigos avaliados pelos pares (120)
2018 - Artigos avaliados pelos pares (105)
2017 - Artigos avaliados pelos pares (98)
I