Dialogia e aspectos lexiculturais nas canções infantojuvenis no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v10a2025-13Palavras-chave:
Canção, Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Léxico e cultura , DialogismoResumo
A “canção” é um gênero do discurso que facilita diferentes habilidades: aprendizagem do léxico, compreensão leitora, autoria e análise linguística. Este trabalho fundamenta-se, por um lado, nos estudos de lexicultura, que permitem analisar elementos formais da língua e elementos intra e extralinguísticos (Barbosa, 2009), por outro lado, em estudos do círculo de Bakhtin sobre a interação humana, gêneros do discurso (Bakhtin, 1997 [1979]) e em estudos sobre o ensino da canção (Tatit, 1996; Tinhorão, 1998; Andrade, Baltar, Castro, 2021). Assim, por meio de recursos linguístico-lexicais no trabalho com canções, o objetivo geral da pesquisa é descrever como a esfera artístico-literária, especificamente o gênero discursivo “canção”, é contemplada nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada na cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, e de uma escola da rede pública municipal de Florianópolis, estado de Santa Catarina. Enquanto objetivos específicos, a partir dessa observação, a fim de trazer emoções, aflorar sentimentos e ressignificar as aulas de Língua Portuguesa, pretende-se propor ações e sequências de atividades para tal trabalho.
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