Dialogia e aspectos lexiculturais nas canções infantojuvenis no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v10a2025-13

Palavras-chave:

Canção, Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Léxico e cultura , Dialogismo

Resumo

A “canção” é um gênero do discurso que facilita diferentes habilidades:  aprendizagem do léxico, compreensão leitora, autoria e análise linguística. Este trabalho fundamenta-se, por um lado, nos estudos de lexicultura, que permitem analisar elementos formais da língua e elementos intra e extralinguísticos (Barbosa, 2009), por outro lado, em estudos do círculo de Bakhtin sobre a interação humana, gêneros do discurso (Bakhtin, 1997 [1979]) e em estudos sobre o ensino da canção (Tatit, 1996; Tinhorão, 1998; Andrade, Baltar, Castro, 2021). Assim, por meio de recursos linguístico-lexicais no trabalho com canções, o objetivo geral da pesquisa é descrever como a esfera artístico-literária, especificamente o gênero discursivo “canção”, é contemplada nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada na cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, e de uma escola da rede pública municipal de Florianópolis, estado de Santa Catarina. Enquanto objetivos específicos, a partir dessa observação, a fim de trazer emoções, aflorar sentimentos e ressignificar as aulas de Língua Portuguesa, pretende-se propor ações e sequências de atividades para tal trabalho.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Parreira, UNESP

    Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/UNESP. cristina.parreira@unesp.br

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  • Maria Letícia NAIME-MUZA, UFSC

    Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Ensino Fundamental I e II. Doutora em Linguística Aplicada/UFSC. leticiamuza2022@gmail.com

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  • Alessandra Benicchio Muramatsu, UNESP

    Professora na rede particular do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. Aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Letras do Ibilce/UNESP. lesbeni@yahoo.com.br

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Publicado

08-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PARREIRA, Maria Cristina; NAIME-MUZA, Maria Letícia; BENICCHIO MURAMATSU, Alessandra. Dialogia e aspectos lexiculturais nas canções infantojuvenis no ensino de língua portuguesa. Revista GTLex, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. e010013, 2025. DOI: 10.14393/Lex-v10a2025-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/78489. Acesso em: 9 nov. 2025.

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