MODELAGEM DE PARÂMETROS DE UM VANT EQUIPADO COM LIDAR EM APLICAÇÕES DE MONITORAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Conteúdo do artigo principal

Mariana de Oliveira Lage
Laerte Appolinario Jr.
Leonardo Ercolin Filho
Linda Lee Ho
José Alberto Quintanilha

Resumo

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) vem se tornando uma poderosa ferramenta em aplicações de uso civil e militar no campo das Geotecnologias. Em geral, os VANT são equipados com câmeras métricas convencionais ou multiespectrais de pequeno formato e também podem ser equipados com sensores LiDAR (Light Detection And Ranging). Em atividades de monitoramento de linhas de transmissão de energia elétrica, por exemplo, o uso do VANT equipado com sensores LiDAR possibilita monitorar o risco da vegetação existente sob as linhas a partir da classiï¬cação automática da nuvem de pontos. Além disso, o uso combinado dos dados de imageamento multiespectral possibilita identiï¬car diferentes tipos de uso e cobertura do solo, bem como a altura da vegetação existente sob as linhas de transmissão. Entretanto, para essas e outras atividades, há uma combinação de parâmetros do VANT e do sensor que deve ser analisada de modo a se obter dados corretamente dimensionados para a aplicação. Dessa forma, o uso de um planejamento de experimentos (em inglês - Design of Experiments - DoE) permite identiï¬car qual(ais) a(s) melhor(es) combinação(ões) de parâmetros para se obter a(s) melhor(es) resposta(s) conforme ï¬nalidade de uso. No presente estudo, os critérios para selecionar um experimento são discutidos e um experimento tipo Split-split plot fatorial fracionado 2x2x23-1 é proposto para ser executado devido às características dos fatores. A conclusão é que com o emprego do modelo DoE é possível propor uma combinação de fatores menores que quantidade original, permitindo que esses fatores possam ser avaliados em diversas aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LAGE, M. de O.; APPOLINARIO JR., L.; ERCOLIN FILHO, L.; HO, L. L.; QUINTANILHA, J. A. MODELAGEM DE PARÂMETROS DE UM VANT EQUIPADO COM LIDAR EM APLICAÇÕES DE MONITORAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44313. Acesso em: 28 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Alberto Quintanilha, Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.

Bacharel em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1979), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1988), Doutor e Livre-Docente em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1996 e 2005).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)