SEGMENTAÇÃO DE FACES DE TELHADOS DE EDIFÃCIOS EM DADOS DE VARREDURA A LASER USANDO O MÉTODO RANSAC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho propõe um método para a segmentação dos planos de telhados de edifícios presentes em dados de varredura a LASER, tendo por base técnicas de processamento de imagem e o método RANSAC. Primeiramente é realizado um pré-processamento da nuvem de pontos a ï¬ m de separar os pontos pertencentes a cada edifício. Após isso, o método RANSAC é utilizado para identiï¬car conjuntos de pontos coplanares pertencentes às faces de telhados. O principal diferencial deste trabalho está no desenvolvimento de um método para a determinação automática dos limiares utilizados no método RANSAC na etapa de análise da consistência entre os dados e o modelo hipotético obtido. Como a segmentação via RANSAC pode gerar resultados fragmentados, um pós-processamento é necessário para a junção dos segmentos planares espacialmente próximos e paralelos. Neste trabalho isto é realizado através da determinação de limiares envolvendo a análise de proximidade e orientação. Dois experimentos foram realizados para avaliar o desempenho do método proposto. Em ambos experimentos a média dos valores de completeza e correção ï¬cou acima de 90%, o que mostra que a metodologia proposta funciona adequadamente na segmentação dos planos de telhados, sem a necessidade da especiï¬cação de parâmetros durante a etapa de análise de consistência do método RANSAC.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
YANO, M. S.; DAL POZ, A. P. SEGMENTAÇÃO DE FACES DE TELHADOS DE EDIFÃCIOS EM DADOS DE VARREDURA A LASER USANDO O MÉTODO RANSAC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44358. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44358. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").