AVALIAÇÃO DE MAPAS NA WEB: QUESTÕES RELATIVAS À INTERFACE E À INTERATIVIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com os avanços da Cartografia digital, aliado à acelerada evolução da Internet, os mapas são atualmente produzidos, transmitidos e disponibilizados aos usuários em menor tempo. A Web possibilita ao usuário o acesso aos mapas de modo mais interativo, porém, até o momento não foram realizados suficientes estudos para avaliar a sua eficiência neste ambiente. Deste modo, este artigo apresenta a proposição de testes com usuários específicos para avaliar a interface e os recursos de interatividade de mapas projetados para a Internet, do Sistema de Informação da Política Estadual de Assistência Social (SIPEAS). São apresentadas as etapas desenvolvidas, que incluem: a pré-avaliação do sistema, definição dos elementos a serem testados, proposição das questões, elaboração do plano de teste, aplicação dos testes, avaliação dos resultados e proposição de melhorias. Esta pesquisa permite identificar aspectos críticos no processo de interação que se estabelecem entre os usuários e o sistema, orientar a implementação de melhorias no SIPEAS e o desenvolvimento de novas interfaces.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FALAT, D. R.; DELAZARI, L. S. AVALIAÇÃO DE MAPAS NA WEB: QUESTÕES RELATIVAS À INTERFACE E À INTERATIVIDADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n2-43681. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43681. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").