FRAMEWORK COLABORATIVO PARA MINERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS: ENGENHARIA APLICADA AO CTM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com a disseminação de diferentes estruturas de dados CAD/GIS produzidas através do rápido avanço das tecnologias de informação, são reais os desafios na implementação de uma infraestrutura interoperável de dados espaciais, sendo foco de várias discussões. Entretanto com o surgimento de tantas variações, a interoperabilidade entre os dados ainda é reduzida, tornando inevitável a produção de volumes expressivos de dados, que acabam enfrentando cedo ou tarde conflitos computacionais. A partir disso, a pesquisa apresenta uma investigação sobre os aspectos relevantes que influenciam na engenharia de projetos, originando o desenvolvimento do ambiente Open Integration for Collaborative Geospatial Framework Web (OpenICGFw), visando o reconhecimento de estruturas, integração, manipulação e colaboração, em sintonia com esforços da INDE, OGC e W3C. Durante a discussão, são apresentados os resultados através de aplicações webmapping visando a integração do cadastro técnico multifinalitário a outras bases distribuídas para uso das principais técnicas de mineração de dados espaciais. Ao final, o artigo discute a hipótese e a contribuição da pesquisa, questões prioritárias na implementação da mineração de dados espaciais, além do avanço tecnológico na engenharia territorial para colaboração e gestão do conhecimento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MORAES, A.; BASTOS, L. C. FRAMEWORK COLABORATIVO PARA MINERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS: ENGENHARIA APLICADA AO CTM. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n1-43781. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43781. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").