Detecção e Hierarquização de Conglomerados de Focos de Aedes aegypti pela Estatística Scan com um Modelo de Permutação Espaço-temporal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização da estatística espacial associada ao estudo de dados epidemiológicos humanos intensificou-se nas últimas duas décadas. Nesse sentido, este artigo aborda a estatística de varredura (estatística Scan) para a detecção de conglomerados espaço-temporais de focos de Aedes aegypti na zona urbana de Joinville, Santa Catarina. O controle deste vetor é de grande preocupação para as cidades brasileiras, as quais tem dificuldades para conter a infestação, devido ao modo de sobrevivência do mosquito e os diversos fatores relacionados à sociedade. O objetivo deste estudo é aplicar um modelo estatístico espaço-temporal para a identificação de aglomerados, definindo sua localização, dimensão e ordem. A sistematização da base de dados abrangeu os registros dos focos diários de Ae. Aegypti, do período de janeiro de 2009 a setembro de 2018, fornecidos pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina. Os focos foram georreferenciados com o auxílio dos dados cadastrais de Joinville. Para a execução da estatística considerou-se o modelo de probabilidade permutação espaço-temporal, apoiado na abordagem retrospectiva. No resultado da pesquisa evidenciou-se a capacidade do procedimento para delimitação de clusters históricos e ativos, sendo que o modo retrospectivo identificou 26 agrupamentos; o único ativo situou-se no bairro Boa Vista, o que comprova que a região necessita de medidas de intervenção. O desenvolvimento do método demonstrou-se eficiente para o conhecimento de clusters históricos e, principalmente, para a definição de surtos precoces. Isso caracteriza a estatística Scan como uma ferramenta importante e de baixo custo para orientar a vigilância ambiental nas atividades de controle do inseto.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").