Evolução e Tendências nas Pesquisas em Administração Territorial e Cadastro

Conteúdo do artigo principal

Andrea Flávia Tenório Carneiro
https://orcid.org/0000-0002-2445-2330
Camila Ribeiro Miranda
https://orcid.org/0000-0002-1200-7408

Resumo

Ao longo do tempo, as relações entre pessoas e terra, função primordial do cadastro, passaram a exigir novas demandas, fazendo com que os países estruturassem sistemas de administração territorial de cunho não somente técnico-organizacional, mas também voltados para atender a outras necessidades da sociedade, como a redução da desigualdade social e o monitoramento ambiental. A teoria da moderna administração territorial tem tido a sua importância reconhecida, do ponto de vista do desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, porém a sua natureza científica ainda é discutida.   Envolvendo aspectos sociais (história, cultura, economia, meio-ambiente) e de sistemas de informação e tecnologia, as pesquisas sobre os temas exigem a compreensão de conceitos que precisam ser consolidados e bem compreendidos. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo expor e discutir os conceitos essenciais que precisam ser considerados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nessa área. Também apresenta os questionamentos de pesquisadores sobre o caráter científico da administração territorial, com base nos indicadores utilizados na determinação das áreas de conhecimento científico. Além disso, os resultados de pesquisas sobre metodologias aplicadas em projetos de pesquisa em cadastro e administração territorial, bem como as tendências identificadas nas pesquisas atuais são importantes para a elaboração de futuros projetos. Por fim, com base nesses estudos, foi realizado um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil, para apresentação de um panorama geral do que tem sido objeto de produção científica nessa área. Espera-se, assim, que esse trabalho traga contribuições para pesquisas futuras na área da administração territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CARNEIRO, A. F. T.; MIRANDA , C. R. . Evolução e Tendências nas Pesquisas em Administração Territorial e Cadastro. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, p. 880–897, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72nespecial50anos-56586. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/56586. Acesso em: 9 ago. 2022.
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Andrea Flávia Tenório Carneiro, Universidade Federal de PernambucoDepartamento de Engenharia CartográficaPrograma de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Engenheira Cartógrafa (UFPE), Mestre em Ciências Geodésicas (UFPR) e Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Atua no curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e no Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da UFPE. Ministra disciplinas e desenvolve pesquisas na área de Cadastro e Gestão Territorial e Cartografia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.