Evolução e Tendências nas Pesquisas em Administração Territorial e Cadastro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao longo do tempo, as relações entre pessoas e terra, função primordial do cadastro, passaram a exigir novas demandas, fazendo com que os países estruturassem sistemas de administração territorial de cunho não somente técnico-organizacional, mas também voltados para atender a outras necessidades da sociedade, como a redução da desigualdade social e o monitoramento ambiental. A teoria da moderna administração territorial tem tido a sua importância reconhecida, do ponto de vista do desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, porém a sua natureza científica ainda é discutida. Envolvendo aspectos sociais (história, cultura, economia, meio-ambiente) e de sistemas de informação e tecnologia, as pesquisas sobre os temas exigem a compreensão de conceitos que precisam ser consolidados e bem compreendidos. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo expor e discutir os conceitos essenciais que precisam ser considerados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nessa área. Também apresenta os questionamentos de pesquisadores sobre o caráter científico da administração territorial, com base nos indicadores utilizados na determinação das áreas de conhecimento científico. Além disso, os resultados de pesquisas sobre metodologias aplicadas em projetos de pesquisa em cadastro e administração territorial, bem como as tendências identificadas nas pesquisas atuais são importantes para a elaboração de futuros projetos. Por fim, com base nesses estudos, foi realizado um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil, para apresentação de um panorama geral do que tem sido objeto de produção científica nessa área. Espera-se, assim, que esse trabalho traga contribuições para pesquisas futuras na área da administração territorial.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").