INTEGRAÇÃO DE CARTOGRAFIA, VISC E SIG ATRAVÉS DE CONCEITOS COMUNS: PERSPECTIVAS FUTURAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A análise de dados e informações é realizada pela criação de visualizações. Essas visualizações cada vez mais são realizadas em ambientes digitais e a proximidade com a informática estabelece não apenas novos horizontes de exploração, mas também novos desafios, como o entendimento dos preceitos da comunicação cartográfica em telas de computadores. Entretanto, a visualização de dados tem sido tratada diferentemente na Cartografia e na informática, mesmo utilizando elementos visuais semelhantes. A visualização cientifica (ViSC) pesquisa técnicas de visualização e aplicação de textura a imagens computacionais de modo a criar imagens bidimensionais e a experimentação do mundo virtual. Na Cartografia, por outro lado, as pesquisas se desenvolvem em entender e sistematizar o processo de comunicação através de mapas sejam analógicos ou digitais. Através desses modelos de comunicação, é possível se ter uma visão geral do processo de comunicação por mapas e propor requisitos para integração dessas ciências. Deve-se procurar a integração de ViSC, SIG e Cartografia durante o processo de criação de representações, e mais amplamente, na criação de ferramentas de análise espacial. Além disso, deve-se identificar quais as vantagens que cada uma dessas ciências e incorpora-las no processo de análise de dados espaciais de modo a aumentar a capacidade de análise dessas ferramentas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SCHMIDT, M. A. R.; DELAZARI, L. S. INTEGRAÇÃO DE CARTOGRAFIA, VISC E SIG ATRAVÉS DE CONCEITOS COMUNS: PERSPECTIVAS FUTURAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n2-44843. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44843. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").