Desenvolvimento de aplicativo para auxílio à navegação em ambientes internos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em ambientes externos o auxílio à navegação do usuário pode ser realizado por meio do uso dos sinais recebidos dos satélites GNSS (Global Navigation Satellite System) ou pelo GSM (Global System for Mobile Communication). No interior das edificações, não é possível utilizar estas tecnologias, o que faz necessário o uso de outros métodos de posicionamento para auxiliar ao usuário. Uma das soluções para o posicionamento neste ambiente é a tecnologia WIFI, que encontra-se implementada em dispositivos móveis, como os smartphones. Entretanto, ainda não existem muitas soluções que podem ser adotadas em ambientes indoor que podem auxiliar no posicionamento do usuário. Nesta pesquisa foi desenvolvido um aplicativo na plataforma Android, com a qual é determinado o posicionamento para o ambiente interno, pelas técnicas do centróide, centróide ponderado e trilateração, para posteriormente ser apresentado em um mapa com a finalidade de assistir na navegação do usuário no ambiente interno. O aplicativo permite ao usuário identificar sua posição no ambiente a partir da interação com o mapa, além de ser apresentado um marcador de posição, indicando o andar e o prédio onde o usuário se encontra. Desta forma auxilia na orientação do usuário, e permite sua localização, além de ser uma ferramenta adequada para este tipo de ambientes. Este trabalho faz parte do projeto UFPR CampusMap da Universidade Federal do Paraná.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").