ANÁLISE DA CONECTIVIDADE ENTRE FRAGMENTOS DE VEGETAÇÃO NA PAISAGEM: ESTUDO NA REGIÃO DA SERRA DO ESPINHAÇO EM MINAS GERAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A conectividade representa na paisagem o oposto da fragmentação, em linhas gerais, indica a magnitude da conexão entre os habitats e a respectiva capacidade de dispersão das espécies no espaço. As paisagens são dinâmicas, estando em constante mudança segundo a interação entre os componentes abióticos, bióticos e antrópicos presentes. O entendimento e a percepção sobre a atual conformação da paisagem, juntamente com as possibilidades de interpretação de um cenário passado e a previsão de uma situação futura no espaço, incrementam as possibilidades de ações de planejamento e gestão dos sistemas ambientais. Este estudo procura avaliar uma área em relação ao seu potencial para permitir a conectividade entre fragmentos de habitats na paisagem. A detecção da dinâmica da paisagem foi realizada entre os anos de 2010 e 2012, por meio da avaliação de mapas de uso e ocupação do solo produzidos a partir de uma classifi cação multitemporal de imagens do satélite RapidEye, e a projeção e análise de um cenário futuro foi modelado para o ano de 2014 por meio da aplicação de algoritmos de Cadeia de Markov e Autômatos Celulares. Para a criação da rede de interligação entre os fragmentos foi utilizado um modelo de quantifi cação do caminho de menor custo baseado na Teoria dos Grafos e para a análise dos fragmentos situados em posições mais centrais na rede sob uma perspectiva de conectividade na paisagem foi aplicada uma análise de Centralidade de Intermediação. Os resultados demostraram satisfatoriamente a dinâmica do uso e ocupação do solo no período analisado e as projeções tiveram boa assertividade, levando em conta a validação in loco realizada. Tendo em vista o padrão de trampolins de habitat observado na área de estudo, as metodologias baseadas na Teoria dos Grafos tiveram grande adequabilidade e produziram uma avaliação do local com grande capacidade para potencializar o entendimento e a conservação da biodiversidade na área de estudo, podendo também servir de modelo para a aplicação em outras áreas
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RIBAS, R. P.; GONTIJO, B. M.; MOURA, A. C. M. ANÁLISE DA CONECTIVIDADE ENTRE FRAGMENTOS DE VEGETAÇÃO NA PAISAGEM: ESTUDO NA REGIÃO DA SERRA DO ESPINHAÇO EM MINAS GERAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44396. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44396. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").