Séries Temporais do índice NDVI na Avaliação do Comportamento Sazonal do Aquífero Rio Claro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir de imagens do infravermelho próximo e da banda do vermelho do sensor OLI do satélite Landsat 8 com resolução espacial de 30 metros e resolução temporal de 16 dias, foram calculados os valores de NDVI do período compreendido entre abril de 2013 e agosto de 2017. A partir dos valores de NDVI calculados foi construída uma série histórica para análise das variações sazonais do NDVI e sua relação com as variações nos índices pluviométricos e com variação do nível d'água do Aquífero Rio Claro. Os pontos onde os valores de NDVI foram amostrados contemplam diferentes combinações de cobertura vegetal e diferentes contextos fisiográficos e de uso e ocupação do solo. Os resultados indicam que as culturas compostas por cana-de-açúcar não possibilitam uma avaliação adequada das variações da disponibilidade de água no solo em razão do controle por irrigação e ciclo de plantio, crescimento e colheita. O NDVI de vegetações esparsas em áreas urbanas é reduzido e apresenta baixas variações pois resulta da influência da mistura de respostas espectrais de outros alvos. Os valores de NDVI das matas ciliares se mantem elevados e apresentam variações temporais pouco expressivas em razão da disponibilidade hídrica nestas regiões e do fácil acesso das raízes à água subterrânea, que se encontram muito rasas nestas porções. As respostas mais representativas quanto às variações da disponibilidade hídrica do solo a partir do NDVI foram expressadas pela mata nativa/reflorestamento em porções topográficas mais elevadas, onde a recarga do aquífero ocorre de maneira mais expressiva.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TERAMOTO, E. H.; BENJUMEA, M. T.; GONÇALVES, R. D.; KIANG, C. H. Séries Temporais do índice NDVI na Avaliação do Comportamento Sazonal do Aquífero Rio Claro. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 3, p. 1135–1157, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n3-45986. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45986. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").